VOLTAR
  • Política

Morando garante a David Uip plano de ampliação de estágio da FMABC

Reitor do Centro Universitário e outras autoridades ligadas à Faculdade de Medicina do ABC mostram preocupação com eventual perdas de campos de estádio na região

  • Morando garante a David Uip plano de ampliação de estágio da FMABC.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 20/04/2022
  • Compartilhar:

Reitor do Centro Universitário e outras autoridades ligadas à Faculdade de Medicina do ABC mostram preocupação com eventual perdas de campos de estádio na região

prefeito Orlando Morando e David Uip

Morando garante a David Uip plano de ampliação de estágio da FMABC. Foto: Divulgação

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, recebeu na manhã desta quarta-feira (20/o4), no gabinete do Executivo, visita do reitor do Centro Universitário da Faculdade de Medicina do ABC, David Uip, do vice-reitor da instituição, Fernando Fonseca, e do representante do Diretório Acadêmico do Centro Universitário, Fernando Camelo, ao lado de outras autoridades ligadas à FMABC, para tratar de documento protocolado na Prefeitura que manifesta a preocupação sobre eventual perda de campos de estágio da faculdade na região.

Ao lado do secretário municipal da Saúde, Geraldo Reple Sobrinho, o prefeito Orlando Morando assegurou que esse risco não existe na cidade. Sustentou que segue plano de ampliação do campo de estágio com o crescimento de São Bernardo no atendimento à saúde pública e, em um próximo passo, com a entrega do Hospital da Mulher, cuja inauguração está prevista até o fim deste ano. O chefe do Executivo declarou empenABCho visando que essa situação de revés não ocorra em outras cidades, principalmente as instituidoras da faculdade e da Fundação do ABC.

A reunião foi proposta pela reitoria da instituição, uma vez que, na cidade de Santo André, uma outra Organização Social de Saúde poderá iniciar o serviço de urgência e emergência, o que pode causar perdas no serviço. No encontro, foi reforçado que isso não ocorrerá em São Bernardo.

“A FMABC foi instituída em 1969, fruto do esforço conjunto de São Bernardo, Santo André e São Caetano para criação de uma faculdade de medicina paulista. Durante a reunião, foi retratada a temeridade que o vínculo, até então umbilical com as cidades, possa ser quebrado. Os representantes da instituição foram categóricos que não vão admitir a perda de espaço de estágio, alegando, inclusive, que há compromisso não só com os alunos, mas também com o corpo docente e demais profissionais em prol da população”, afirmou nota da Prefeitura de São Bernardo.

prefeito Orlando morando e representantes da FMABC

Reitor do Centro Universitário e outras autoridades ligadas à Faculdade de Medicina do ABC mostram preocupação com eventual perdas de campos de estádio na região. Foto: Divulgação

São Caetano

Um grupo de representantes do Centro Universitário FMABC também já tinha visitado no dia 11 de abril o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, na sede da prefeitura. Durante o encontro a comitiva entregou ao mandatário municipal um documento manifestando preocupações referentes à situação da formação de profissionais e ao atendimento em saúde na região do Grande ABC.

“O principal estopim para a produção do manifesto foi o edital de chamamento público da Prefeitura Municipal de Santo André, publicado em 2021, para gerenciamento, operacionalização, execução e fomento de serviços da Rede de Urgência e Emergência no município, que culminou com a seleção de organização de saúde externa à região do Grande ABC”, informou a FMABC por meio de nota.

Liderado pelo reitor do Centro Universitário, David Uip, o grupo que visitou a prefeitura de São Caetano representa todos os setores da comunidade acadêmica da instituição, e “vê um risco iminente” caso outros equipamentos públicos da região deixem de contar com a colaboração de estudantes e professores da FMABC.

“Os participantes do manifesto ressaltaram o serviço de excelência prestado pela FMABC há mais de 50 anos, e detalharam possíveis problemas que poderiam decorrer caso aconteça uma ruptura nos acordos entre as prefeituras e o Centro Universitário, que afetariam a população da região”, afirmou.

O documento teve apoio integral de docentes, alunos, funcionários e colaboradores, preocupados em assegurar o direito de continuar atuando como referência principal para assistência, ensino, pesquisa e extensão em saúde na região do ABC paulista, por meio da manutenção do Centro Universitário FMABC à frente dessas operações.

Segundo a nota, durante a conversa o prefeito Auricchio colocou-se à disposição para auxiliar o Centro Universitário e destacou a importância do trabalho realizado pela FMABC na formação de profissionais e no atendimento aos cidadãos, ressaltando o vínculo criado entre os membros da comunidade acadêmica do Centro Universitário e a região do Grande ABC.

reunião com auricchio

Com foco na saúde regional, representantes da FMABC encontram Auricchio. Foto: Divulgação