VOLTAR
  • Cidades

Morando entrega 128 escrituras e lança programa Arena Parque de Esportes

Iniciativa vai construir espaços de esporte, lazer e convivência nos bairros mais afastados da cidade


  • Por: Redação
  • Publicado em: 09/02/2020
  • Compartilhar:

Iniciativa vai construir espaços de esporte, lazer e convivência nos bairros mais afastados da cidade

 

Morando entrega 128 escrituras no Jardim Floral e lança programa Arena Parque de Esporte. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

 

O aposentado Luís Firmino, 65 anos, teve muito que comemorar neste sábado (08/02). Além de ter sido um dos 128 moradores do Jardim Floral, na região do Alto Industrial, a receber a escritura de sua casa das mãos do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, ainda viu que seu bairro vai ganhar uma nova área de lazer e prática esportiva, com o lançamento do programa Arena Parque de Esportes. “É uma alegria muito grande, ter o documento que regulariza a minha casa nas minhas mãos, e um novo local para os meus netos brincarem”, disse.

O chefe do Executivo fez questão de levar essa dupla alegria aos moradores do Jardim Floral. “O programa ‘A Casa é Minha” é uma das iniciativas da Prefeitura que mais me emociona, pois temos a oportunidade de levar a segurança jurídica a todos aqueles que já tem a sua casa própria. Mais do que ter o seu próprio teto, é fundamental que as famílias possam passar o fruto de seu trabalho para os herdeiros. E este bairro foi escolhido para o lançamento do Arena Parque de Esportes, pois, além da quadra da EMEB Janete Mally Simões, não há outro local para as crianças brincarem”, disse Morando.

Para o secretário de Habitação do município, João Abukater Neto, a regularização também é uma ação transformadora positiva para toda a cidade. “Quando o imóvel está irregular, o seu valor está depreciado e não há garantia real de posse. Desta forma, não pode deixar o bem como herança para filhos e só consegue vender por um valor bem abaixo do mercado. Regularizar uma moradia é mais do que realizar o sonho de uma família: é injetar recursos na economia do município. Com o documento oficial, o valor do imóvel aumenta, além de o morador poder buscar financiamento para fazer melhorias em sua casa”, disse.

O programa “A Casa é Minha” já regularizou cerca de 10 mil imóveis e entregou escrituras para as famílias da Vila dos Poetas, Jardim Belas Artes, Parque São Rafael – 1ª Fase, Conjunto Habitacional Colinas, Vila Mariana, Vila Frei Mizuho, Pai Herói, Conjunto Habitacional Nova Silvina (Naval), Jardim Nova Canaã, Conjunto Habitacional Silvina Oleoduto, Conjunto Três Marias, Vila Biquinha, Conjunto Habitacional Jardim Lavínia – 2ª Etapa, Jardim Pinheiro e Jardim Jussara.

Além do prefeito Orlando Morando e do secretário de Habitação, João Abukater Neto, o evento contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, do secretário de Esportes e Lazer, Alex Mognon, vereadores da base aliada, lideranças e moradores.

ARENA PARQUE DE ESPORTES

Depois do grande sucesso do programa Praça-Parque, com 29 unidades instaladas na cidade, a nova iniciativa foi criada para expandir a prática esportiva e o lazer para a população, além de dar destinação a próprios municipais em desuso. O equipamento no Jardim Floral será instalado na Rua Sabino Demarchi, onde, atualmente, há um campinho de futebol em estado precário.

Com investimento de cerca de 630 mil, o espaço contará com quadra Society (com gramado sintético), com arquibancada, iluminação em LED, arquibancada e duas traves; quadra de basquete de rua, e pista de skate com uma rampa quarter, duas rampas 45, um palco, uma rampa wall ride, um obstáculo central spine, um caixonte spine e um cano tipo rock slid. O funcionamento será similar ao da Praça-Parque. Os moradores irão abrir e fechar o espaço, bem como definir horário de funcionamento. A previsão de entrega é para maio de 2020.