Morando dá início às obras de construção da Av. Marginal Ribeirão dos Couros

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Novo viário conectará Av. Piraporinha até o Corredor ABD, beneficiando 30 mil motoristas por dia; obra prevê ainda erguer dois viadutos de 400 metros de extensão cada

avenida marginal ribeirão dos couros
Ao todo, R$ 95 milhões serão investidos na execução das obras da avenida Marginal Ribeirão dos Couros. Foto: Divulgação/PSBC (ilustração)

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, assinou nesta quarta-feira (12/01) a ordem de serviço que autorizou o início das obras da Avenida Marginal Ribeirão dos Couros, que irá conectar a Avenida Piraporinha até o Corredor ABD, facilitando assim o deslocamento de motoristas da região. O viário começou a ser construído nesta manhã, no bairro Jordanópolis, próximo à divisa com Diadema. Cerca de 30 mil motoristas circularão  diariamente pela nova avenida.

A ordem de serviço foi realizada nas proximidades do local e contou com a presença do vice-prefeito Marcelo Lima, vereadores, secretários da Administração municipal e moradores.

O viário será construído às margens do Córrego Ribeirão dos Couros. A nova avenida marginal terá dois quilômetros de extensão e seis pistas de rolamento, sendo três em cada sentido, além de ciclovia. Com isso, permitirá aos motoristas ligação direta com a Estrada dos Alvarengas, Avenida Robert Kennedy, Avenida 31 de Março, facilitando assim a conexão entre o eixo São Bernardo e Diadema.

“Vamos criar aqui um novo eixo viário na cidade, ligando diretamente a Avenida Piraporinha ao Corredor ABD, sem interferências. Com isso, além de garantir mais rapidez no deslocamento dos motoristas, vamos desafogar importantes vias da cidade com essa nova distribuição”, destacou o prefeito Orlando Morando. “A previsão é ter a obra completa concluída em até 24 meses, mas essa parte viária até o Piraporinha pretendemos entregar até o Natal de 2022”.

As obras preveem ainda a construção de dois viadutos, com 400 metros de extensão cada, no Corredor ABD, próximo à região do Extra Anchieta, visando otimizar o deslocamento para quem segue em direção aos bairros Paulicéia e Taboão. O objetivo é que com a instalação dos elevados, os semáforos da região sejam retirados, dando mais fluidez aos motoristas que passam por esta área.

Ao todo, R$ 95 milhões serão investidos na execução das obras, sendo este montante obtido por meio de financiamento junto à Caixa Econômica Federal com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O financiamento foi autorizado pelo ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, no mês passado.

prefeito orlando morando no trator
Prefeito Orlando Morando dá início às obras de construção da Av. Marginal Ribeirão dos Couros. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo cassin

 Canalização

A construção do novo viário ocorre após a Prefeitura de São Bernardo concluir a canalização do Córrego Ribeirão dos Couros, justamente no trecho entre o Corredor ABD e a Avenida Piraporinha. A obra foi entregue nesta quarta-feira (12/01). Foram investidos R$ 42 milhões na execução deste projeto que, nesta semana, já mostrou ser fundamental para o sistema de drenagem da cidade, conforme explicou o secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador.

“Ontem (terça-feira), mesmo com um volume intenso de chuva, não tivemos nenhum problema nesta região, ou seja, o canal cumpriu sua função perfeitamente. Lembrando que com a chuva de ontem, se não tivéssemos essa obra concluída, provavelmente teríamos um problema sério aqui”, ponderou.

 Elogios

Durante o início das obras da nova marginal, que contou com a participação de secretários e vereadores, moradores da região celebraram os investimentos promovidos pela Prefeitura. “Vai ser ótimos para os trabalhadores que saem do Piraporinha sentido Diadema, pois eles não vão pegar mais trânsito”, destacou Flávia Araújo Santos, que mora há 36 anos no Jordanópolis.

ilustração de como ficará a marginal com os viadutos
Novo viário conectará Av. Piraporinha até o Corredor ABD, beneficiando 30 mil motoristas por dia; obra prevê ainda erguer dois viadutos de 400 metros de extensão cada. Foto: Divulgação/PSBC-(ilustração)

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