Morando autoriza reforma de Complexo Esportivo no Jordanópolis

Mais visitadas

Obras tratam de contrapartida da Havan em cumprimento de lei pelo impacto da implantação da loja; envolvem fechamento do campo com alambrado, gramado sintético e pintura geral  

prefeito orlando morando
Prefeito Orlando Morando autoriza reforma de Complexo Esportivo no Jordanópolis. Foto: Divulgação/PSBC

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, assinou nesta quinta-feira (14/4) autorização para reforma geral do que será até agosto o novo Complexo de Esportes na Praça Antonio Assumpção, e que inclui, principalmente, a reestruturação do campo do São Leopoldo, no bairro Jordanópolis. As obras no espaço integram contrapartida oficial da empresa Havan, em cumprimento de lei pelo impacto de grandes empreendimentos na cidade, como é o caso da implantação da megaloja na Avenida Piraporinha, no Planalto.

As ações no local foram formalmente inseridas como medidas compensatórias em termo de compromisso firmado entre Prefeitura e Havan – devido ao impacto de vizinhança no trânsito do entorno, por exemplo. A estimativa de investimento da iniciativa privada para a reforma gira em torno de R$ 2 milhões. A previsão do prazo de execução é de 100 dias. Além de disponibilizar cota de vagas de emprego a moradores de São Bernardo, por meio da CTR (Central de Trabalho e Renda), o documento descreve serviços necessários para contemplar as requisições registradas no acordo.

“Esse espaço ficou esquecido por 25 anos. A Havan concretizou grande empreendimento em São Bernardo, gerando empregos, oportunidades de compra e, respeitando a lei, oferta essa contrapartida oficial ao município. Coube à Prefeitura definir o local do investimento. Tem um raio que a legislação determina, de 500 metros a 1.000 metros do local. A sugestão se deu no sentido de revitalizar todo o espaço do São Leopoldo, diante do nosso compromisso de gestão e ciente da demanda local. Esse resultado é fruto de parceria cumprindo a lei”, pontuou o prefeito Orlando Morando.

As obras a serem executadas pela iniciativa privada abrangem fechamento de campo com parábola nos fundos, com cinco metros de altura, alambrado no entorno do campo, tendo dois metros de altura, grama sintética (piso permeável), sistema de drenagem do campo, traves e redes, reestruturação dos vestiários (incluindo civil, hidráulica e elétrica) e reforma do banco de reservas, além de pintura completa e plantio de árvores nativas nas redondezas. A Prefeitura, por sua vez, ficará responsável pela iluminação de LED do local, bem como intervenções para uso do espaço para lazer.

Titular da Secretaria de Obras e Planejamento Estratégico, Luciano Eber destacou o termo de compromisso celebrado, seguindo legislação municipal, que servirá para oferecer mais um espaço de esporte e lazer à comunidade. “Isso nos dá muita satisfação, pois vai se consolidar de forma transparente.” O ato de assinatura e anúncio das obras também foi acompanhado pelo vice-prefeito Marcelo Lima, secretários municipais e vereadores, além de munícipes.

COMPLEMENTARES

O acordo estipula também serviços complementares. Deverá ser removido e transportado pela empresa contratada para um bota-fora regularizado todo o entulho proveniente das demolições e resto da limpeza final das obras. De acordo com o termo, serão executados retoques onde fizer necessário, sendo que a intervenção será considerada concluída somente após a verificação dos serviços executados.

 ENTORNO

A chegada da Havan vem acompanhada de outras obras encampadas pelo poder público no entorno, a exemplo da canalização do Ribeirão dos Couros e pavimentação de ruas, assim como intervenções viárias na Avenida Marginal Ribeirão dos Couros, já iniciadas, e Viaduto Estaiado Robert Kennedy, em fase final de processo licitatório.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações