Morando autoriza obras de descontaminação e infraestrutura do Jd.das Oliveiras

Mais visitadas

Chefe do Executivo assinou neste sábado ordem de serviço para execução de pacote de intervenções no valor de R$ 35 milhões para melhorias do bairro

 

Prefeito Orlando Morando autoriza obras de descontaminação e infraestrutura do Jd. das Oliveiras. Foto: Divulgação/PSBC

 

Após 30 anos de espera, moradores do Jardim das Oliveiras celebraram neste sábado (06/02) o início do tão sonhado processo de descontaminação e de melhorias na infraestrutura do bairro. Em marco histórico para o município de São Bernardo, o prefeito Orlando Morando oficializou nesta manhã a assinatura da ordem de serviço que permite a execução de pacote de intervenções que promete levar mais segurança e dignidade para cerca de 5.000 moradores da região.

Localizado em área de proteção aos mananciais, o Jardim das Oliveiras receberá investimento da Prefeitura de São Bernardo na ordem de R$ 35 milhões, para intervenção ambiental, saneamento básico e infraestrutura urbana de toda a região. Com o pacote de obras, a Administração irá encerrar um dos maiores dramas do local ocupado na década de 1990, em área do antigo Lixão do Alvarenga. A expectativa é a de que a conclusão dos trabalhos ocorra em até 36 meses.

“O início desta obra marca um novo capítulo na história do Jardim das Oliveiras. Além do processo de descontaminação, faremos nesta região série de melhorias, desde o asfalto até o esgoto, levando mais dignidade e qualidade de vida para nossa população”, afirmou o chefe do Executivo.

O ato de assinatura da ordem de serviço contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, dos secretários Delson José Amador (Transporte e Vias Públicas) e Pery Cartola (Cidadania e Pessoa com Deficiência), além de vereadores da base aliada.

SERVIÇOS

O pacote de intervenções compreende três eixos de execução, sendo o primeiro deles o ambiental, com serviços de remoção de material contaminado, implantação de sistema de controle e mitigação de gases. Para isso, será construído um sistema onde deverão operar 123 poços de extração de gases poluentes e 30 poços de monitoramento remoto.

Nos serviços de saneamento básico, serão implementados 11 mil metros de tubulação para a rede de coleta de esgoto.

Para o planejamento urbano, ao todo, 4 km de extensão de vias serão pavimentados e recuperados, além da colocação de 1.000 metros de microdrenagem, sistema condutor de coleta e condução da água pluvial até o sistema de macrodrenagem, que além de retirar a água pluvial dos pavimentos das vias públicas, irá ainda evitar alagamentos, oferecer segurança aos pedestres e motoristas e evitar ou reduzir danos.

EMOÇÃO

Considerada a moradora mais antiga do bairro, a dona de casa Maria José da Cruz, de 61 anos, não escondeu a emoção de ver o início da obras. “Para nós moradores isso significa a realização de um sonho de anos. Além de termos segurança de que não seremos removidos desta área, passaremos a viver com mais dignidade”.

O sentimento foi compartilhado pela presidente da Associação de Mães do Jardim das Oliveiras, Rubia Nunes da Silva, 46. “Este pacote de melhorias é uma reparação histórica com todas as famílias que aqui residem. Só tenho a agradecer a administração municipal”.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações