VOLTAR
  • Cidades

Morando autoriza início da construção de nova UBS da Vila São Pedro

UBS será uma das mais modernas da região e dividirá o fluxo de atendimentos com o atual equipamento do bairro O prefeito Orlando Morando assinou, neste sábado (17/06), ordem de serviço para início imediato da construção na nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila São Pedro II, cumprindo mais uma etapa do Prosabs (Programa de […]

  • Prefeito de S.Bernardo autoriza início da construção de nova UBS da Vila São Pedro II
  • Por: Redação
  • Publicado em: 18/06/2023
  • Compartilhar:

UBS será uma das mais modernas da região e dividirá o fluxo de atendimentos com o atual equipamento do bairro

Orlando Morando

Prefeito de S.Bernardo autoriza início da construção de nova UBS da Vila São Pedro II

O prefeito Orlando Morando assinou, neste sábado (17/06), ordem de serviço para início imediato da construção na nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila São Pedro II, cumprindo mais uma etapa do Prosabs (Programa de Recuperação e Ordenamento Sócio Ambiental dos Bairros de São Bernardo), o maior plano de investimentos em mobilidade e infraestrutura da história cidade.

A solenidade contou também com a presença do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, do deputado federal Marcelo Lima, vereadores da base aliada e moradores do entorno.

Com investimento de R$ 12,5 milhões, a nova unidade II – a ser localizada dentro do Complexo Tiradentes, na Rua Tiradentes, nº 1845, no bairro do Montanhão – será uma das mais modernas da região e do Brasil e irá dividir o fluxo de atendimentos com a atual UBS da Vila São Pedro, hoje responsável pela demanda dos 80 mil pacientes cadastrados no bairro.

“Esta é uma demanda extremamente importante para a área da Saúde, a realização de um sonho para os moradores desta região, extremamente adensada da nossa cidade. O prazo para a conclusão dos serviços é de 18 meses, a verba completa para o projeto já está disponível, portanto, nosso compromisso é de que antes disso a gente consiga entregar mais esse equipamento, que já tem a maior a maior rede de Atenção Básica percapita da região e estará ainda mais completa com a 34ª UBS, nascendo neste momento”, declarou Orlando Morando.

Antes da construção, uma unidade itinerante será entregue nos próximos 30 dias para que a população do entorno já tenha os serviços de Atenção Básica mais próximos de sua residência, enquanto a nova UBS é construída. “A medida irá ajudar a desafogar a UBS da Vila São Pedro e facilitará o acesso à vacinação, consultas e exames, de todos os moradores do Parque dos Químicos, Vila Esperança e região”, complementou Dr. Geraldo Reple.

ESTRUTURA SUSTENTÁVEL

A construção contará com sistema de placas fotovoltaicas para captação de energia solar, gerando diminuição de consumo e valor na conta de energia elétrica. A nova UBS está projetada em um único pavimento com 1.524,66m², será inserida em uma área de aproximadamente 3.550,00 m². O prédio será dividido em 04 blocos interligados, com recepção, sala da comunidade, farmácia, auditório, amamentação, 10 consultórios indiferenciados, 02 consultórios ginecológicos, odontologia com raio-x, 04 consultórios indiferenciados e 06 consultórios odontológicos; área administrativa com vestiários, refeitório, almoxarifado e gerência, entre outros espaços.