Morando autoriza implantação de Praça-Parque no Jardim Beatriz
Inaugurada na década de 1980, praça Portugal vai receber pista de caminhada, academia, playground, espaço pet e reforma das quadras
Inaugurada na década de 1980, praça Portugal vai receber pista de caminhada, academia, playground, espaço pet e reforma das quadras
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, assinou na manhã deste sábado (26/10) a ordem de serviço para instalação de mais uma Praça-Parque na cidade, desta vez no Jardim Beatriz, no bairro Planalto. Localizada entre as Ruas Benedito Conrado filho, Angelo Zechetti e Rua Angelina Ronchi Martin Bianco, a praça Portugal, inaugurada em 1989, será totalmente reformada, com entrega à população marcada para março de 2020. O investimento no local será de R$ 960 mil.
As obras de revitalização da praça, que dispõe de uma área total de 5.762 m², incluem a implantação de área de convívio, pista de caminhada, academia ao ar livre, área de playground, espaço pet, reforma das duas quadras, manutenção geral das áreas verdes, fechamento de todo o espaço com gradil, melhorias na iluminação e pintura geral. O intuito é fazer com que a população do entorno volte a se apoderar do espaço, após anos de abandono.
Como nas demais unidades do modelo, um morador será definido pela comunidade para atuar como zelador da praça, se responsabilizando pela abertura e fechamento do espaço. “Este é mais um espaço que vinha sendo mal utilizado e esquecido pela população devido à falta de equipamentos e de atrativos. Agora, vamos trazer uma série de elementos, para crianças, jovens e adultos, de forma a incentivar os moradores a se empoderarem deste espaço”, destacou o chefe do Executivo.
A cerimônia de autorização do início das obras também foi acompanhada pelo subprefeito do bairro Planalto, Junior Moreira, pela representante de bairro, Márcia Nascimento, a Márcia do Calux, além de vereadores e moradores da região.
Assim como a praça Portugal, outros 25 espaços de lazer já foram revitalizados e implantados pela Prefeitura desde 2017, por meio do programa Praça-Parque. A ação busca estimular o uso de áreas verdes da cidade, por meio de uma série de equipamentos voltados à promoção da saúde e bem-estar da população. A previsão é que até o final de 2020, São Bernardo passe a contar com um total de 40 Praças-Parque espalhadas pelo município.
Entre as já entregues estão: Lauro Gomes (Centro), Antonio Rodrigues Filho (Assunção), Bandeirantes (Orquideas), Samuel Wainer (Baeta Neves), Prefeito Aldino Pinotti (Assunção), Mª Escolástica da Conceição Nazaré (Jardim Claudia), Armando Ruivo – Trabalhador (Jardim Silvina), Profª Maria do Socorro Silva (Jerusalém), Manoel Augusto Moreira Martins (Jardim Thelma), Zumbi dos Palmares (Jardim Calux), Giuseppe Stangorlini (Assunção), Jacquey (Rudge Ramos), Vinicius de Lima Vilela (Vila Ferreira), Indu Rovai (Rudge Ramos), Ginásio de Esportes José Vicente (Jardim do Lago), Wagner José Damásio (Parque Selecta), Parque do Campo do Orquídeas (Jardim Orquídeas), Mario José Batista – Manga (Taboão), no Núcleo Santa Cruz (Pós-Balsa), Antonio Cecato (Jardim do Mar), Benedito de Almeida Machado (Pauliceia), CREC Vila São Pedro, além das unidades da Vila União, Conjunto Habitacional Três Marias e Jardim Jussara.