Morando autoriza implantação da 46ª Praça-Parque no Jardim Independência

Mais visitadas

Ordem de serviço assinada neste sábado pelo prefeito autorizou a recuperação da Praça José Fortuna, o poeta

sertanejo

Prefeito Orlando Morando assinou ordem de serviço que autorizou a recuperação da Praça José Fortuna, o poeta sertanejo; ação era muito esperada pelos moradores do entorno. Foto: Divulgação/PSBCA dona Alice de Freitas Del Santi, de 66 anos, aguardava com grande expectativa a chegada do programa Praça-Parque à Praça José Fortuna, bem próxima à sua casa, no Jardim Independência. A espera terminou na manhã deste sábado (20/02), quando o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, autorizou a recuperação do espaço e a sua integração à iniciativa, uma das mais exitosas de sua gestão. O chefe do Executivo esteve acompanhado do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, e vereadores da base aliada.

Atualmente, o programa Praça-Parque conta com 43 unidades inauguradas e duas com obras em andamento. O espaço no Jardim Independência deve se tornar a 46ª implantada. “Há muito tempo esperávamos a recuperação deste espaço. Trazia minhas duas filhas para brincar aqui quando pequenas. Hoje, infelizmente, não posso fazer o mesmo com as minhas duas netas”, lamentou.

Para o prefeito Orlando Morando, o diferencial do programa Praça-Parque é justamente a apropriação do espaço pelos moradores, logo após a sua inauguração. “Quando a iniciativa foi desenvolvida, há quatro anos, entendemos que o antigo conceito de praça não funcionava mais. Tornou-se um local inseguro para a população. Com a Praça-Parque, o espaço é fechado com o gradil e a chave fica com os moradores. São eles que determinam o horário de abertura e fechamento. No início de nossa gestão, inauguramos a primeira unidade no Largo da Cohap, no bairro Assunção. Voltei lá no fim de 2020. O espaço continua bem conservado e frequentado por gente de bem”, disse.

Segundo o vice-prefeito Marcelo Lima, para o êxito do programa no bairro, é fundamental que a população se aproprie do espaço. “Os moradores precisam se apoderar da praça, trazer filhos e netos para frequentar. Nosso compromisso, após a entrega, é podar as árvores, cortar grama e fazer a manutenção da iluminação. O resto é com a população”, afirmou. O departamento de Parques e Jardins, que coordena a recuperação da praça, sugere que o horário de funcionamento seja das 6h às 22h, mas a definição é feita pelos moradores.

 

Prefeitura de São Bernardo autoriza implantação da 46ª Praça-Parque no Jardim Independência

REVITALIZAÇÃO – Com investimento de R$ 500 mil com recursos próprios da Prefeitura, a praça vai ganhar pista de caminhada, academia ao ar livre, playground, espaço pet, área de convívio, reforma da quadra esportiva, com alambrados, melhorias na iluminação e fechamento do espaço em gradil, com dois portões. Os moradores terão contato direto com a Guarda Civil Municipal (GCM). Caso haja frequentadores que não queiram respeitar o horário de fechamento estipulado pela população, a GCM poderá ser acionada. A previsão de entrega do espaço é de 120 dias.

EXPANSÃO – Desde 2017, o Programa Praça-Parque já beneficiou diversos bairros de São Bernardo, como Assunção, Silvina, Parque Bandeirantes, Jardim Claudia, Baeta Neves, Vila Euro, Rudge Ramos, Jerusalém, Jardim Calux, Vila Ferreira, Jardim Thelma, Orquídeas, Selecta, Taboão, Jardim do Mar, Alvarenga, Vila Esperança, Três Marias, Santa Terezinha, entre outras.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações