Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Moradores do Rudge dizem que bombas do piscinão funcionaram só 6h após enchente

Prefeitura nega, mas admite que devido ao temporal, a água extravasou a estrutura, invadiu a cabine de força e prejudicou funcionamento de painéis

Última atualização: 13/03/2019 21:10
Por Gislayne Jacinto
Publicado 13/03/2019
Compartilhar

Prefeitura nega, mas admite que devido ao temporal, a água extravasou a estrutura, invadiu a cabine de força e prejudicou funcionamento de painéis

 

piscinão
Ruas no bairro Rudge Ramos ficaram alagadas por conta das fortes chuvas que caíram no domingo. Foto: Reprodução/TV Globo

 

Moradores de São Bernardo que moram perto do piscinão do Rudge Ramos afirmaram que as bombas que atuam no escoamento da água só foram ligadas seis horas depois das enchentes deste domingo (10/03), que provocaram até a morte de um motociclista na cidade, levado pela enxurrada, no bairro do Taboão.

De acordo com pessoas que moram na região, o alagamento teve início às 22h, mas só foram ouvir o barulho das bombas por volta das 4h.

A Prefeitura de São Bernardo nega e informou que a estação elevatória da Vila Helena é equipada com duas bombas para escoamento da água e que os equipamentos “se encontravam em pleno funcionamento no momento da chuva do último domingo”.

Segundo a administração do prefeito Orlando Morando (PSDB), devido à intensidade do temporal, a água extravasou a estrutura, invadindo a cabine de força e prejudicando o funcionamento dos painéis elétricos. “Por isso, duas novas bombas com capacidade para 1.000 metros cúbicos por hora precisaram ser instaladas no local. Já as bombas originais foram religadas, por meio de geradores externos, depois do processo de emersão. No momento, o trabalho de retirada das águas na região segue comum total de quatro bombas, com objetivo de acelerar o processo de limpeza no local”, afirmou a Prefeitura. 

São Bernardo conta com 11 piscinões, sendo 10 do governo do Estado e um do município, além de seis estações elevatórias. As estruturas de responsabilidade municipal são o piscinão Tanque das Mulatas, com capacidade para armazenar 11.000 m³ de água, a estação elevatória da Rio Claro (37.000 m³), estação elevatória da Vivaldi (28,500 m³), estação da Vila Helena (4.000 m³), estação da Nelson Patrizzi (850m³), estação da Ipiranga (5.500 m³) e estação da Jacquey (6.200 m³).

A manutenção de todas estas estruturas foi realizada em dezembro de 2018, informou a Prefeitura. O governo alega que os serviços de limpeza de boca de lobo e remoção de resíduos também são feitos periodicamente. Os demais piscinões são de responsabilidade da DAEE. A Administração Municipal disse que envia ofícios semestralmente solicitando a limpeza dos mesmos.

Piscinão em construção

O maior piscinão da cidade e que deverá colocar um fim às enchentes na região do Centro da cidade está atualmente em fase de conclusão, com cerca de 87% das obras finalizadas. A previsão é que o piscinão seja inaugurado em agosto deste ano. Localizado no Paço municipal, o reservatório terá capacidade para armazenar chuvas de até 85 mm em duas horas. Mesmo sem estar concluído, o Piscinão do Paço contribuiu para minimizar os efeitos das chuvas, tendo recebido 150 milhões de litros durante a forte chuva deste domingo.

Calamidade

A Prefeitura de São Bernardo decretou estado de calamidade pública e alega estar mobilizada com um plano de ação para realizar atendimentos aos moradores atingidos, com ações como oferta de alojamentos, disponibilização de vale-refeição, vale-transporte gratuito por 15 dias e colchões novos para as famílias atingidas, além de acordo junto à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para uso gratuito da água fornecida pela concessionária por 30 dias, como forma de ajudar na limpeza das casas e entornos, entre outras medidas.

Tags:alagamentosbombaschuvaenchentespiscinarudge ramossão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Doria garante aos prefeitos do ABCD a construção do piscinão Jaboticabal
Próximo artigo professores São Caetano aprova contratação de 250 professores para a USCS

Últimas notícias

Veículos 100% elétricos com acessibilidade foram apresentados à gestão municipal na última sexta-feira
Prefeitura de Ribeirão Pires busca novas tecnologias para o transporte público adaptado
09/06/2025
Ribeirão Pires celebra lançamento da pedra fundamental de duas igrejas
Ribeirão Pires celebra lançamento da pedra fundamental de duas igrejas
09/06/2025
Prefeitura de São Bernardo inicia recapeamento de 14 ruas no Assunção e Jd. Lavínia
Prefeitura de São Bernardo inicia recapeamento de 14 ruas no Assunção e Jd. Lavínia
08/06/2025
Renato Teixeira fecha o primeiro final de semana do Arraiá do Paço com clássicos da MPB
Renato Teixeira fecha o primeiro final de semana do Arraiá do Paço com clássicos da MPB
09/06/2025
Prefeito Taka desativa radar de multas em Diadema
Prefeito Taka desativa radar de multas em Diadema
09/06/2025

Recomendadas

Prefeitura de Diadema demole bares irregulares que abasteciam pancadões no Pombal
DiademaCidadesDestaque 1

Prefeitura de Diadema demole bares irregulares que abasteciam pancadões no Pombal

08/06/2025
Em Santo André, Gilvan entrega de matrículas do Conjunto Habitacional Prestes Maia
Santo AndréCidades

Em Santo André, Gilvan entrega de matrículas do Conjunto Habitacional Prestes Maia

08/06/2025
Empresas de São Bernardo podem se cadastrar para ser ponto de arrecadação da Campanha de Inverno
CidadesSão Bernardo

Empresas de SBC podem cadastrar para ser ponto de arrecadação da Campanha de Inverno

07/06/2025
Prefeitura de São Caetano recebe missão da CAF para acompanhar o Drenar, maior projeto de drenagem da história
São CaetanoCidades

São Caetano recebe missão da CAF para acompanhar o Drenar, projeto de drenagem

08/06/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?