Moradores do Pq São Rafael participam de simulado de evasão nesta quarta
Nomes dos locais de referência não correspondem obrigatoriamente à realidade; foram utilizados apenas para empregar maior veracidade a simulado de evasão
Nomes dos locais de referência não correspondem obrigatoriamente à realidade; foram utilizados apenas para empregar maior veracidade a simulado de evasão
Coordenado pelas Defesas Civis de São Paulo e Mauá com apoio do COFIP ABC e do PAM Capuava, o simulado de emergência visa preparar moradores para a formação do Nupdec; ocorrerá nesta quarta-feira (17/07) e contará com os moradores do Parque São Rafael.
Com o apoio do COFIP ABC (Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC) e do Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava, as Defesas Civis de São Paulo e de Mauá irão coordenar um simulado de emergência com evasão dos moradores do Parque São Rafael, amanhã dia 17 de julho, a partir das 9 horas.
O objetivo do simulado de evasão é preparar a comunidade, os órgãos públicos e as empresas para uma atuação segura em caso de eventuais emergências e preparar os moradores para a formação do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) do Parque São Rafael. O Nupdec reúne moradores da comunidade que atuam voluntariamente como coordenadores de evasão e é criado em áreas de riscos mapeadas pela Defesa Civil, levando em conta riscos tecnológicos, como é o caso deste treinamento, bem como os riscos naturais.
A expectativa é de que participem do treinamento de segurança cerca de 150 pessoas, incluindo agentes públicos como Defesas Civis dos dois municípios (São Paulo e Mauá), Corpo de Bombeiros, Companhia de Engenharia de Tráfego, Guarda Civil Metropolitana, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Polícia Militar e SAMU.
O simulado de emergência com evasão do Parque São Rafael vai abranger as Avenidas Ayrton Senna da Silva e Avenida das Indústrias; as Ruas Oscarito com Miguel Couto, a Santo André Avelino com a Rua Morro Velho e Rua João Antunes Maciel com a Aguiar de Barros. Será feita a simulação da interdição das referidas vias.
Os moradores que evadirem suas casas serão direcionados ao ponto de encontro, uma área considerada segura pelas Defesas Civis. Este local fica no campo de futebol do Galícia, a 450 metros de distância dos dois condomínios. Outros pontos de encontro também serão disponibilizados para funcionários das empresas participantes do simulado, incluindo colaboradores das áreas administrativas e operacionais.
O campo de futebol do Napoli, na rua Oscarito, vai abrigar os colaboradores da Indorama Ventures e da Air Liquide. O local funcionará também como Posto de Comando das autoridades presentes, como Corpo de Bombeiros, Cetesb e Defesas Civis, que irão coordenar o cenário de emergência.
Além do campo do Napoli, o estacionamento da empresa Vitopel, no início da Av. Ayrton Senna da Silva (sentido centro– bairro), será o local de concentração dos colaboradores da Cabot, Braskem Unidade PP4, Chevron e Vitopel.
Cenário: Mesmo considerado improvável, o cenário de emergência simula o vazamento de produto químico da Indorama Ventures, uma das associadas do COFIP ABC, com a evasão dos moradores dos condomínios São Rafael e Mirante dos Pássaros. Haverá três vítimas – dois colaboradores da empresa e um morador do 4º andar do condomínio São Rafael, que fica na Av. Santo André Avelino, número 191. Os colaboradores serão levados para o hospital e a vítima do prédio será socorrida no local pelo resgate.