Moradores do Parque Andreense se sentem abandonados pelo poder público
Ruas em situação precária, esgoto a céu aberto, parquinhos danificados e falta de ambulância estão entre os pontos apontados por munícipes
Ruas em situação precária, esgoto a céu aberto, parquinhos danificados e falta de ambulância estão entre os pontos apontados por munícipes
Moradores do Parque Andreense, em Santo André, reclamam que têm enfrentado muitos problemas no bairro e cobram melhorias na região. Entre os problemas relatados estão ruas em situação precária, esgoto a céu aberto, parquinho das crianças danificado, pontos de ônibus precários e falta de ambulância.
De acordo com os moradores, o bairro não conta com ambulância. A única que tinha foi retirada há 8 anos, o que, segundo eles, dificulta o transporte de doentes em estado de emergência já que o local mais próximo para atendimento médico fica a 30 minutos do bairro.
“Nosso bairro está abandonado pela gestão pública. Nossas ruas e praças estão sucateadas, nossa única ambulância há anos foi tirada. Não temos como socorrer as pessoas que moram nas áreas mais isoladas, pois moramos em área rural onde até ônibus é difícil, sem contar que a passagem também é muito cara e temos de pagar R$ 7,40”, afirmou o aposentado Moisés Oliveira de Vasconcelos, de 67 anos, morador do bairro há 43 anos.
“Nem todo mundo tem carro e se uma pessoa passa mal e precisa de balão de oxigênio não tem. Tiraram a ambulância faz um uns 8 anos e nenhuma autoridade toma atitude apesar de nossas reivindicações”, completou a cabeleireira Renata Lúcia Silva Batista, que também mora há 43 anos no Parque Andreense.
Esgoto
Renata ainda criticou o fato de o local enfrentar esgoto a céu aberto. “Quando córrego transborda, o esgoto invade as casas. As crianças aqui ficam doentes e têm doenças de pele, como micoses e sarnas”, lamentou Renata.
Outra reivindicação é com relação ao alambrado do campinho que encontra-se danificado, causando riscos às crianças. O mesmo ocorre em um parquinho feito de madeira, onde os brinquedos estão com os parafusos expostos e enferrujados.
Na lista das reivindicações também encontram-se pontos de ônibus na Índio Tibiriçá, porque trata-se de uma região que chove muito e tanto a cobertura quanto os bancos e o piso do local precisam de melhorias.
Os moradores ainda afirmaram que a água só chega no local por meio de caminhão Pipa e que a escola tem problemas e o prédio precisa de reforma. Também pedem melhorias nas ruas que estão com muitos buracos.
De acordo com os moradores, vários ofícios foram protocolados na Prefeitura nos últimos anos e também nos gabinetes dos vereadores, mas não obtiveram resposta quanto aos pedidos de melhorias para essa região.
Com a palavra a Prefeitura
O governo do prefeito Paulo Serra informou que estão previstas melhorias para o Parque Andreense.
Leia a íntegra da nota oficial:
“Esclarecemos que não é protocolo que ambulâncias fiquem estacionadas em Unidades Básicas de Saúde, como é o caso da US Parque Andreense. Porém, os moradores do bairro não estão desassistidos e, assim como em todos os bairros do município, têm como referência o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que pode ser acionado pelo número 192.
Os abrigos de ônibus da Rodovia Índio Tibiriçá serão todos reformados até a segunda quinzena de novembro, com instalação de novos bancos e melhorias no piso.
O parquinho citado está sob avaliação de avarias e entrará no cronograma de revitalizações feito pela Prefeitura de Santo André, que busca manter em dia todos os equipamentos de lazer e esportes espalhados pela cidade.
O Cesa Parque Andreense – que contempla Emeief, creche e Centro Público de Formação Profissional -, conta com uma área de grama sintética e parque com brinquedos no último andar para recreação ao ar livre. Várias intervenções de revitalização já foram realizadas no local, como correção de infiltração, revisão hidráulica e elétrica, pintura interna e execução de escada para acesso ao Cesa.
Os questionamentos sobre limpeza de córrego, eliminação de esgoto a céu aberto e água encanada devem ser direcionados à Sabesp, empresa responsável pelo saneamento em Santo André”.
Sabesp
A Sabesp foi procurada nesta quinta-feira (22/10) para se posicionar sobre os problemas de saneamento básico, mas até o fechamento da reportagem (24/10) não havia dado o retorno para informar se existe um cronograma para a execução de obras para encanar água e resolver os problemas de esgoto.