VOLTAR
  • Cidades

Moradores do Parque Andreense se sentem abandonados pelo poder público

Ruas em situação precária, esgoto a céu aberto, parquinhos danificados e falta de ambulância estão entre os pontos apontados por munícipes  

  • Moradores reclamam de ruas e acessos em situação precária no Parque Andreense.
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 24/10/2021
  • Compartilhar:

Ruas em situação precária, esgoto a céu aberto, parquinhos danificados e falta de ambulância estão entre os pontos apontados por munícipes

ruas no parque andreense

Moradores se queixam da situação das ruas e de acessos ao Parque Andreense.

Moradores do Parque Andreense, em Santo André, reclamam que têm enfrentado muitos problemas no bairro e cobram melhorias na região. Entre os problemas relatados estão ruas em situação precária, esgoto a céu aberto, parquinho das crianças danificado, pontos de ônibus precários e falta de ambulância.

De acordo com os moradores, o bairro não conta com ambulância. A única que tinha foi retirada há 8 anos, o que, segundo eles, dificulta o transporte de doentes em estado de emergência já que o local mais próximo para atendimento médico fica a 30 minutos do bairro.

“Nosso bairro está abandonado pela gestão pública. Nossas ruas e praças estão sucateadas, nossa única ambulância há anos foi tirada. Não temos como socorrer as pessoas que moram nas áreas mais isoladas, pois moramos em área rural onde até ônibus é difícil, sem contar que a passagem também é muito cara e temos de pagar R$ 7,40”, afirmou o aposentado Moisés Oliveira de Vasconcelos, de 67 anos, morador do bairro há 43 anos.

“Nem todo mundo tem carro e se uma pessoa passa mal e precisa de balão de oxigênio não tem. Tiraram a ambulância faz um uns 8 anos e nenhuma autoridade toma atitude apesar de nossas reivindicações”, completou a cabeleireira Renata Lúcia Silva Batista, que também mora há 43 anos no Parque Andreense.

Esgoto

esgoto a céu aberto no parque andreense

Moradores afirmam que esgoto a céu aberto piora quando córrego transborda e invade casas.

Renata ainda criticou o fato de o local enfrentar esgoto a céu aberto. “Quando córrego transborda, o esgoto invade as casas. As crianças aqui ficam doentes e têm doenças de pele, como micoses e sarnas”, lamentou Renata.

Outra reivindicação é com relação ao alambrado do campinho que  encontra-se danificado, causando riscos às crianças. O mesmo ocorre em um parquinho feito de madeira, onde os brinquedos estão com os parafusos expostos e enferrujados.

alambrado danificado no parque andreense

Alambrado danificado no Parque Andreense causa riscos para as crianças, dizem moradores.

Na lista das reivindicações também encontram-se pontos de ônibus na Índio Tibiriçá, porque trata-se de uma região que chove muito e tanto a cobertura quanto os bancos e o piso do local precisam de melhorias.

Os moradores ainda afirmaram que a água só chega no local por meio de caminhão Pipa e que a escola tem problemas e o prédio precisa de reforma. Também pedem melhorias nas ruas que estão com muitos buracos.

De acordo com os moradores, vários ofícios foram protocolados na Prefeitura nos últimos anos e também nos gabinetes dos vereadores, mas  não obtiveram resposta quanto aos pedidos de melhorias para essa região.

buracos no parque andreense

Buracos nas ruas do parque Andreense é motivo de reclamação das famílias.

Com a palavra a Prefeitura

O governo do prefeito Paulo Serra informou que estão previstas melhorias para o Parque Andreense.

Leia a íntegra da nota oficial:

Esclarecemos que não é protocolo que ambulâncias fiquem estacionadas em Unidades Básicas de Saúde, como é o caso da US Parque Andreense. Porém, os moradores do bairro não estão desassistidos e, assim como em todos os bairros do município, têm como referência o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que pode ser acionado pelo número 192.

Os abrigos de ônibus da Rodovia Índio Tibiriçá serão todos reformados até a segunda quinzena de novembro, com instalação de novos bancos e melhorias no piso.

O parquinho citado está sob avaliação de avarias e entrará no cronograma de revitalizações feito pela Prefeitura de Santo André, que busca manter em dia todos os equipamentos de lazer e esportes espalhados pela cidade.

O Cesa Parque Andreense – que contempla Emeief, creche e Centro Público de Formação Profissional -, conta com uma área de grama sintética e parque com brinquedos no último andar para recreação ao ar livre. Várias intervenções de revitalização já foram realizadas no local, como correção de infiltração, revisão hidráulica e elétrica, pintura interna e execução de escada para acesso ao Cesa.

Os questionamentos sobre limpeza de córrego, eliminação de esgoto a céu aberto e água encanada devem ser direcionados à Sabesp, empresa responsável pelo saneamento em Santo André”.

Sabesp

A Sabesp foi procurada nesta quinta-feira (22/10) para se posicionar sobre os problemas de saneamento básico, mas até o fechamento da reportagem (24/10) não havia dado o retorno para informar se existe um cronograma para a execução de obras para encanar água e resolver os problemas de esgoto.