18 de maio de 2022

Moradores do Parque Andreense se sentem abandonados pelo poder público

Mais visitadas

Ruas em situação precária, esgoto a céu aberto, parquinhos danificados e falta de ambulância estão entre os pontos apontados por munícipes

ruas no parque andreense
Moradores se queixam da situação das ruas e de acessos ao Parque Andreense.

Moradores do Parque Andreense, em Santo André, reclamam que têm enfrentado muitos problemas no bairro e cobram melhorias na região. Entre os problemas relatados estão ruas em situação precária, esgoto a céu aberto, parquinho das crianças danificado, pontos de ônibus precários e falta de ambulância.

De acordo com os moradores, o bairro não conta com ambulância. A única que tinha foi retirada há 8 anos, o que, segundo eles, dificulta o transporte de doentes em estado de emergência já que o local mais próximo para atendimento médico fica a 30 minutos do bairro.

“Nosso bairro está abandonado pela gestão pública. Nossas ruas e praças estão sucateadas, nossa única ambulância há anos foi tirada. Não temos como socorrer as pessoas que moram nas áreas mais isoladas, pois moramos em área rural onde até ônibus é difícil, sem contar que a passagem também é muito cara e temos de pagar R$ 7,40”, afirmou o aposentado Moisés Oliveira de Vasconcelos, de 67 anos, morador do bairro há 43 anos.

“Nem todo mundo tem carro e se uma pessoa passa mal e precisa de balão de oxigênio não tem. Tiraram a ambulância faz um uns 8 anos e nenhuma autoridade toma atitude apesar de nossas reivindicações”, completou a cabeleireira Renata Lúcia Silva Batista, que também mora há 43 anos no Parque Andreense.

Esgoto

esgoto a céu aberto no parque andreense
Moradores afirmam que esgoto a céu aberto piora quando córrego transborda e invade casas.

Renata ainda criticou o fato de o local enfrentar esgoto a céu aberto. “Quando córrego transborda, o esgoto invade as casas. As crianças aqui ficam doentes e têm doenças de pele, como micoses e sarnas”, lamentou Renata.

Outra reivindicação é com relação ao alambrado do campinho que  encontra-se danificado, causando riscos às crianças. O mesmo ocorre em um parquinho feito de madeira, onde os brinquedos estão com os parafusos expostos e enferrujados.

alambrado danificado no parque andreense
Alambrado danificado no Parque Andreense causa riscos para as crianças, dizem moradores.

Na lista das reivindicações também encontram-se pontos de ônibus na Índio Tibiriçá, porque trata-se de uma região que chove muito e tanto a cobertura quanto os bancos e o piso do local precisam de melhorias.

Os moradores ainda afirmaram que a água só chega no local por meio de caminhão Pipa e que a escola tem problemas e o prédio precisa de reforma. Também pedem melhorias nas ruas que estão com muitos buracos.

De acordo com os moradores, vários ofícios foram protocolados na Prefeitura nos últimos anos e também nos gabinetes dos vereadores, mas  não obtiveram resposta quanto aos pedidos de melhorias para essa região.

buracos no parque andreense
Buracos nas ruas do parque Andreense é motivo de reclamação das famílias.

Com a palavra a Prefeitura

O governo do prefeito Paulo Serra informou que estão previstas melhorias para o Parque Andreense.

Leia a íntegra da nota oficial:

Esclarecemos que não é protocolo que ambulâncias fiquem estacionadas em Unidades Básicas de Saúde, como é o caso da US Parque Andreense. Porém, os moradores do bairro não estão desassistidos e, assim como em todos os bairros do município, têm como referência o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que pode ser acionado pelo número 192.

Os abrigos de ônibus da Rodovia Índio Tibiriçá serão todos reformados até a segunda quinzena de novembro, com instalação de novos bancos e melhorias no piso.

O parquinho citado está sob avaliação de avarias e entrará no cronograma de revitalizações feito pela Prefeitura de Santo André, que busca manter em dia todos os equipamentos de lazer e esportes espalhados pela cidade.

O Cesa Parque Andreense – que contempla Emeief, creche e Centro Público de Formação Profissional -, conta com uma área de grama sintética e parque com brinquedos no último andar para recreação ao ar livre. Várias intervenções de revitalização já foram realizadas no local, como correção de infiltração, revisão hidráulica e elétrica, pintura interna e execução de escada para acesso ao Cesa.

Os questionamentos sobre limpeza de córrego, eliminação de esgoto a céu aberto e água encanada devem ser direcionados à Sabesp, empresa responsável pelo saneamento em Santo André”.

Sabesp

A Sabesp foi procurada nesta quinta-feira (22/10) para se posicionar sobre os problemas de saneamento básico, mas até o fechamento da reportagem (24/10) não havia dado o retorno para informar se existe um cronograma para a execução de obras para encanar água e resolver os problemas de esgoto.

Mais publicações

4 COMENTÁRIOS

  1. O Bairro está completamente abandonado! Faço parte do conselho municipal, os pontos de onibus estamos pedindo a anos, assim com a Ambulancia que tinha e retiraram….
    Infelizmente apenas o pessoal da Secretaria do Meio Ambiente, com o Fabio Picarelli e sua equipe tentam nos ajudar, mas a secretaria de saúde, de obras e todas as demais não aparecem por aqui! Existem locais no bairro que nem rede de energia elétrica tem, hoje eu tenho um Jipe para poder continuar morando no bairro, pois carros “normais” não aguentam…
    Uma vergonha o o abandono da prefeitura em nossa região! Eles se importam apenas com Paranapiacaba, pois fica legal na “propaganda”…. Estamos ABANDONADOS!

  2. Nao é verdade no Cesa nao tem parquinho alias nao tem parque nem na EMEB E EMEF ao lar livre.
    No jd. Clube de campo nao tem nos bairros vizinhos tudo quebrado
    Resumindo pq. Andreense nao tem infra inatrutura nem lazer😔 uma pena um lugar tao lindo e tao pouco cuidado.

  3. É uma vergonha o que acontece nesse bairro… Em cada beco das comunidades tem asfalto, e aqui um bairro inteiro que arrecada milhões em IPTU não tem! Fica intransitável tanto para carros qt para pedestres as ruas! Em pleno 2021 ainda temos que conviver com isso!

  4. Na vdd o problema desse bairro é ele nao tem nenhuma conexão física com o municipio de Santo Andre.. ou seja, pra chegar ate la.precisa passar ou por Sao Bernardo ou por Ribeirão Pires!!
    O correto seria algum representante do bairro pedir uma anexação por um dos municípios mais proximos
    Ou SBC ou Ribeirao..ai talvez houvesse alguma melhoria!! Isso daria uma briga..logico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações