Após enchente, bairro Fundação quer benefício da Prefeitura de S.Caetano

Governo anunciou nesta sexta-feira pacote de medidas a serem adotadas para as vítimas das enchentes

Vários bairros em São Caetano sofrem com as enchentes e prefeitura anuncia nesta sexta pacote de auxílio aos moradores. Foto: Divulgação/ Redes Sociais

Os moradores do Bairro Fundação, em São Caetano do Sul, estiveram nesta quarta-feira (20/03) reunidos com Daniel Córdoba, secretário de Assistência e Inclusão Social, e o assessor Bruno Vassari. O objetivo dos munícipes era apresentar ao prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) uma pauta de reivindicações, após a catástrofe que atingiu o bairro na enchente em 10 de março.

Mesmo sem a participação do prefeito, os moradores distribuíram aos representantes a pauta que tem como itens a isenção do IPTU e da conta de água e taxa de lixo, um auxílio financeiro por perdas e danos, igual para todos atingidos pela enchente (sem limite de renda), limpeza do leito do Rio Tamanduateí e das bocas de lobo e esgoto do bairro, criação de um plano de emergência efetivo para casos de enchentes e um plano de logística para resgates, e de apoio às famílias afetadas após a catástrofe.

Também pediram a divulgação do estudo feito para realização dessa obra, esclarecimento sobre o motivo da elevação em cerca de 40 cm nas ruas do bairro, um estudo do impacto do piscinão localizado na Av. dos Estados, próximo ao Shopping Central Plaza e a instalação de sistema de prevenção às enchentes. Os representantes disseram aos munícipes que todos moradores do bairro estarão isentos do IPTU e da conta de água e taxa de lixo, mas ainda será confirmado a periodicidade da isenção. Os dois funcionários do governo municipal confirmaram que por hora haverá ajuda financeira, mas que ainda estão estudando os critérios para a distribuição de renda.

Os moradores exigiram direitos para todos, mas houve a argumentação de que os moradores de baixa renda são prioridade. Após a conversa, o Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) foi acionado e já estão sendo efetuadas as limpezas no bairro.

Os moradores foram informados durante a reunião que o governo local planeja implementar a instalação de câmeras para monitoramento do rio até o 2º semestre deste ano. Alegam que planejam, mas só para o próximo verão, a instalação de sirenes. E que também foi criada uma Comissão de Emergências que, em caso de enchente ou outra tragédia, terá pleno poder para deslocar recursos para pronto atendimento, equipamentos, ajuda social.

O governo ficou de encaminhar para a Secretária de Obras o pedido de estudos. Os moradores ficaram de aguardar um posicionamento do prefeito, porém acreditam que apesar de não haver um estudo o piscinão não aguenta um volume de água similar ao do dia da última enchente. Uma vez que ele recebe excessos dos rios Tamanduateí e Meninos. A água tende a voltar para a área de escape, no caso, o bairro Fundação.

O governo ficou de analisar as propostas e nesta sexta-feira (22/03) o prefeito apresentouem coletiva de imprensa um pacote de medidas para as vítimas das enchentes.

Conheça a Pauta entregue pelos moradores à Prefeitura

Isenção IPTU

Isenção da conta de água e taxa de lixo

Auxílio financeiro por perdas e danos, igual para todos atingidos pela enchente. (sem limite de renda)

Limpeza do leito do Rio Tamanduateí

Limpeza das bocas de lobo e esgoto do bairro

Instalação de sistema de prevenção às enchentes (Como sirenes de alarme com sensores)

Plano de emergência efetivo para casos de enchentes. Defesa Civil e Bombeiros melhor preparados para situações de risco.

Plano de logística para resgates, e de apoio às famílias afetadas após a catástrofe

Esclarecimento sobre o motivo da elevação, em cerca de 40cm, nas ruas do bairro. Divulgação do estudo feito para realização dessa obra, mostrando qual é o real benefício

Estudo do impacto do piscinão localizado na Av. dos Estados, próximo ao Shopping Central Plaza. Que afeta diretamente o bairro. 

Share
Published by
Redação

Recent Posts

Em SP, trio é detido com R$ 57 mil em Ozempic e Wegovy, além de carro roubado em São Bernardo

Durante a busca, a PM, além do Ozempic e Wegovy, encontrou o carro que seria…

16 segundos ago

Santo André libera segundo viaduto do Complexo Viário Santa Teresinha

Viaduto viabiliza via expressa ao tráfego no sentido São Caetano da Avenida dos Estados 

12 horas ago

Patacori Ogum teve cortejo, caminhada e louvação pelo quarto ano consecutivo

Comemoração de Patacori Ogum foi instituída por lei municipal e faz parte do Circuito Religioso…

12 horas ago

Trio de Mauá é campeão da Série Prata do Torneio de Basquete 3×3 Sub-17

A final do torneio  foi disputada entre duas equipes da cidade; Torneio segue até amanhã…

10 horas ago

Familiares e escola prestam homenagens a jovens vítimas de ocorrência na via Anchieta

Ocorrência foi registrada como homicídio culposo na direção de veículo automotor e fato está sendo…

10 horas ago

Mauá tem 594 vagas de emprego disponíveis

Interessados nas vagas de emprego devem comparecer à Casa do Trabalhador, na rua Jundiaí, 63

2 dias ago