VOLTAR
  • Cidades

Moradores de Sto.André criticam onda de assaltos e usam rede social para divulgar

Na segunda-feira, no Parque das Nações, houve roubos, mas muitos preferem não registrar Boletim de Ocorrência

  • Moradora usa rede Social para pedir ajuda para encontrar moto roubada.
    Foto: Facebook
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 03/10/2018
  • Compartilhar:

Na segunda-feira, no Parque das Nações, houve roubos, mas muitos preferem não registrar Boletim de Ocorrência

assaltos

Moradora usa rede Social para pedir ajuda para encontrar moto roubada. Foto: Facebook

Moradores de Santo André têm usado as redes sociais para divulgar sobre assaltos e até pedir ajuda para encontrar pertences roubados, como veículos e motocicletas. Munícipes que residem no Parques das Nações, por exemplo, relataram que nesta segunda-feira (01/10) houve problemas de furto de moto e assalto a um bar e a um mercadinho.

Apesar de divulgarem em Grupo de Facebook e fazerem declaração sobre os assaltos, alguns preferem não procurar a delegacia e alegam burocracia e demora em registrar a ocorrência, bem como certa descrença na conclusão de uma eventual investigação.

Nesta segunda-feira, houve registro de criminalidade, principalmente na rua m Lourenzo Almada, entre 17h e 18h30. Somente o proprietário de um mercadinho registrou BO (Boletim de Ocorrência), conforme informou a Secretaria de Estado da Segurança ao ser questionada sobre os problemas relatados.

Com as informações passadas pela reportagem, o 2ºDP localizou uma ocorrência na rua mencionada neste ano. O roubo ao mercado, que ocorreu nesta segunda-feira (01/10), é investigado pela delegacia e diligências estão em andamento para identificar e prender os autores”, informou a Secretaria.

Ao ser questionada, se pretende aumentar o policiamento em Santo André, a Secretaria de Segurança informou que as “Polícias Civil e Militar realizam operações constantes para combater os crimes contra o patrimônio no Grande ABC”.

De acordo com a Secretaria, o policiamento é realizado por meio de alguns programas, como a Força Tática, Radiopatrulhamento, Rocam (Rodas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas) e Policiamento Comunitário, que intensificam ações de prevenção em locais com maior vulnerabilidade, conforme a análise dos índices criminais da região.

A Secretaria do Estado da Segurança informou que de janeiro a agosto deste ano, os roubos tiveram uma redução de 14,28% na área do 2º DP, em comparação ao mesmo período do ano passado. “As ações conjuntas das polícias resultaram em 1.335 prisões neste ano. Desde 2011, da região metropolitana de São Paulo recebeu 4.432 policiais militares e 449 viaturas, com um investimento de R$ 30,4 milhões”, concluiu.

A Prefeitura foi procurada para informar se pretende aumentar o policiamento da GCM (Guarda Civil Municipal) no Parque das Nações, mas até o fechamento da reportagem não havia dado retorno para se posicionar. Recentemente a Prefeitura, divulgou que pretende ter 200 câmeras de monitoramento na cidade.