Empresário recebe cobranças duplas e pede revisão de valores; empresa afirma que caso está em análise

O empresário Marcio Leandro Honório, 41 anos, morador de Santo André, recebeu uma surpresa nada agradável ao abrir a conta de água de fevereiro: além do valor referente ao consumo regular do mês, o boleto trouxe também as cobranças de mais dois meses anteriores, quando a leitura não havia sido feita pela Sabesp, empresa fornecedora do serviço na cidade.
A conta que engloba os três meses, na verdade, está correta, de acordo com o morador. O problema é que, de acordo com ele, a Sabesp exige que as cobranças anteriores (quando a leitura do consumo ainda não havia sido feita) também sejam quitadas, o que caracterizaria pagamentos em duplicidade. O valor, então, que ficaria R$ 720 a menos no bolso do morador, deveria ser, de fato, R$ 252, já que a família de Honório afirma pagar um valor mensal de R$ 84 (R$ 252 referentes a três meses).
“O funcionário ficou três meses sem passar e me mandaram três contas de R$ 240 em média. Elas estão em aberto, já que não paguei porque me mandaram as contas erradas. Então, quando eu pagar essa última conta que engloba os três valores, eles terão de dar baixa nos débitos anteriores que têm de ser cancelados, mas eles querem que eu pague”, afirma Honório.
Ele conta que sua residência se localiza em cima de um comércio, na Vila João Ramalho, e que tem de abrir a porta sempre que o funcionário da Sabesp passa para medir o consumo, o que não aconteceu nos meses anteriores, segundo o empresário.
Além do problema com as contas, Márcio também denunciou um vazamento de água em sua rua, a estrada Cata Preta, há alguns meses. Ele afirma que os moradores já fizeram vários comunicados à Sabesp e que nada foi feito.
O que diz a Sabesp
A Sabesp informou à reportagem do ABCD Jornal que, na sexta-feira (28/02), uma equipe técnica realizou o reparo no ramal de água da Estrada Cata Preta, solucionando a situação.
Também através de nota, a empresa informou que as contas de Honório estão em análise e, se necessário, serão corrigidas e reenviadas com novos vencimentos.
“Para ter o benefício da Tarifa Social, o titular da conta de água deve estar registrado no CadÚnico. Caso a conta esteja em nome de outra pessoa, é necessário solicitar a transferência para o CPF cadastrado no CadÚnico. O benefício é limitado a um único endereço por família. O programa da Sabesp tem como objetivo assegurar que famílias de baixa renda tenham acesso à água tratada e ao saneamento básico com tarifas reduzidas, conforme a faixa de inscrição no CadÚnico. Para mais informações sobre os benefícios e a regularização do cadastro, acesse: www.sabesp.com.br/social”, informou a nota da Sabesp.