
Rodrigo Augusto Lucena Barros, de 46 anos, carinhosamente conhecido como “Digão” ou “Big”, morador de Diadema, perdeu a vida na madrugada desta quarta-feira (02/07) em um trágico acidente na pista principal do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Rodrigo prestava serviço para uma empresa terceirizada de manutenção de asfalto, contratada para obras no terminal.
O diademense Rodrigo viajava por diversas cidades no País a trabalho, prestando serviços em obras de pavimentação. A notícia de seu óbito gerou grande comoção entre seus conhecidos em Diadema e houve várias postagens nas redes sociais lamentando o falecimento dele.
O acidente
O incidente ocorreu enquanto equipes realizavam trabalhos na pista, que precisou ser fechada por cerca de duas horas, impactando 12 voos com atrasos e resultando no cancelamento de 9.
De acordo com a Polícia, Rodrigo foi atropelado por uma Ford Courier que também prestava serviços no aeroporto de Viracopos. O motorista alegou à Polícia Civil que não viu a vítima, que estaria fora do campo de iluminação e sem o colete refletivo, versão confirmada por uma testemunha. A perícia foi acionada e o corpo de Rodrigo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). O caso foi registrado como homicídio culposo.
A investigação e as empresas envolvidas
O Ministério Público do Trabalho (MPT) já iniciou uma investigação sobre o caso, realizando uma diligência no local. As atividades das duas empresas envolvidas — a empregadora de Rodrigo e a do motorista que o atropelou — foram suspensas em Campinas até o fim das apurações. Outros órgãos de proteção do trabalho, como o Ministério do Trabalho e Emprego e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), também foram oficiados e realizam inspeção no local.
Posição da concessionária
A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) lamentou o ocorrido por meio de nota oficial.
Leia
“A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) informa que na madrugada de hoje (02 de julho), durante atividades de manutenção na pista de pousos e decolagens do aeroporto, houve um acidente envolvendo profissionais e veículos da empresa prestadora de serviços, resultando no óbito de um dos técnicos que atuava no local e que trabalhava para uma empresa terceirizada. O acidente foi comunicado à 1h50 e o óbito foi confirmado às 2h03.
As operações do aeroporto foram suspensas temporariamente durante a madrugada e o aeroporto foi reaberto às 6h26. Até o momento, 9 voos foram cancelados e foram registrados 12 atrasos.
A ABV lamenta profundamente o ocorrido e seguirá prestando apoio às investigações”.