A cidade de Santo André está prestes a apagar as velinhas dos 472 anos no dia 8 de abril, mas quem já ganhou o presente antecipado foram os munícipes do Núcleo Maracanã, no bairro Condomínio Maracanã. Nesta terça-feira (1º), a comunidade foi o 32º local contemplado pelo programa Moeda Verde, que resgata a dignidade e leva alimentação saudável para famílias que trocam recicláveis por alimentos do tipo hortifrúti.
As comemorações foram em dobro: o programa também atingiu a marca de mais de 2 mil toneladas de resíduos secos entregues pela população, desde o começo da ação, em 2017. Em troca, houve a distribuição de cerca de 400 toneladas de frutas, legumes e verduras. “A expansão da 32ª comunidade do Moeda Verde mostra o nosso compromisso em avançar em políticas públicas de meio ambiente”, afirmou o prefeito Gilvan Junior.
“Imagine se essas 2 mil toneladas de materiais estivessem no meio ambiente, nos rios e nos córregos, como é que não estaria o dia de ontem?”, indagou, fazendo referência à tempestade da última segunda-feira (31), que culminou no acumulado de 100 milímetros de chuva em Santo André em apenas um dia – a média histórica esperada para todo o mês de março é de 226 milímetros.
O secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos, explica que o Moeda Verde é uma das políticas públicas de Santo André que contribuem para minimizar a alteração climática e fomentar a sustentabilidade.
“O programa dialoga diretamente com este momento que estamos vivenciando no mundo. A questão das mudanças climáticas afeta a todos nós, mas afeta de forma mais desigual os vulneráveis. Propiciar alimento com qualidade próximo às residências das famílias e diminuir o volume de resíduos que é aterrado reduzem a emissão de gás carbônico e de metano, que são os gases de efeito estufa que ocasionam o aquecimento global”, disse.
A estreia do Moeda Verde na comunidade Maracanã abriu a programação comemorativa do aniversário de Santo André. Até o fim deste mês, a população poderá desfrutar de mais de 90 atrações, atividades de cultura, esportes e lazer, com cerca de 400 artistas regionais envolvidos, e mais de 15 linguagens culturais, como dança, teatro, circo, exposições, sarau, contações de histórias. A programação completa está disponível em www.santoandre472anos.com.br.
A chegada do Moeda Verde ao Núcleo Maracanã também contou com parceria do programa Saúde em Movimento, realizado pela Secretaria de Saúde. Os participantes receberam atendimento médico e orientações de saúde, além de avaliações nutricional e física, bioimpedância, antropometria, pressão arterial, teste de glicemia, dentre outros.
A partir de agora, os munícipes do local também poderão trocar garrafas PET por ração, por meio do programa Moeda Pet.
O engenheiro civil Luami Lene da Cruz e a sua esposa participaram tanto do Moeda Verde quanto do Moeda Pet. “Foi muito interessante. Acredito que vai ajudar muito a comunidade. Pegamos ração para os nossos gatinhos e alimentos para nós”, afirma.
As trocas no Núcleo Maracanã vão ocorrer toda terça-feira, a cada quinze dias, das 13h30 às 14h15, entre as ruas Cândido Ferreira e Cândido Mota.
Serviços da Ecovias Imigrantes incluem a lavagemde placas e limpeza de canais Acesso às imagens
Violência doméstica em São Bernardo do Campo resulta em prisão em flagrante de homem
Viatura da GCM foi abordada no centro da cidade por dois homens que estavam no…
Motorista foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde a embriaguez foi confirmada por meio…
Sediado no Parque da Juventude, etapa do principal campeonato de skate park do Estado conta…
Em sua 4ª edição na cidade, Taça das Favelas tem partidas que ocorrem na Arena…