Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Ministério dos Transportes autoriza São Bernardo a ampliar Faixa Azul para Av. 31 de Março

Plano de expansão na cidade garante a implantação em novo trecho de 2,5 km da via, que conecta desde as proximidades da Lions até o Taboão

Última atualização: 23/04/2025 09:35
Por Gislayne Jacinto
Publicado 23/04/2025
Compartilhar
avenida Lions
Ministério dos Transportes autoriza São Bernardo a ampliar Faixa Azul para Av. 31 de Março. Foto: Divulgação

 

Diante de avanços alcançados a partir do primeiro trecho de implantação da Faixa Azul na cidade, a Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Marcelo Lima, inicia, nos próximos dias, a expansão do projeto para a Avenida 31 de Março, importante via de acesso aos bairros Paulicéia e Taboão, além de eixo de ligação para São Paulo e Diadema. A medida contará com cerca de 2,5 quilômetros, contemplando os dois sentidos, com o objetivo de garantir mais segurança aos motociclistas, bem como fluidez e organização ao tráfego.

A ampliação da Faixa Azul em São Bernardo foi autorizada formalmente pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com publicação no Diário Oficial da União (DOU). A sinalização exclusiva fará a conexão desde as proximidades da Avenida Lions, onde já opera outros 2,1 quilômetros do projeto, até a chegada à Avenida do Taboão. No sentido oposto, o retorno segue em direção à Paulicéia/Diadema, totalizando 4,6 km da nova faixa.

Com previsão de conclusão em até 15 dias após o começo das intervenções, a iniciativa visa aprimorar a mobilidade urbana, proporcionando um deslocamento mais seguro e eficiente aos motociclistas que utilizam esse corredor viário.

“O sucesso da Faixa Azul na Avenida Lions nos motivou a expandir esse modelo para outros pontos estratégicos da cidade. É uma iniciativa que tem dado resultados positivos, garantindo mais segurança a quem anda de moto e também aos demais usuários das vias. Anteriormente, não tínhamos nada de faixa exclusiva. Hoje, estamos avançando com responsabilidade e planejamento, sempre pensando na proteção da população e na melhoria do trânsito”, sustentou o prefeito Marcelo Lima.

Além da implantação da sinalização horizontal, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes, Mobilidade Urbana e Infraestrutura, realizará o monitoramento contínuo dos principais indicadores, como o número de acidentes, fluxo de veículos, velocidade média e percepção dos usuários. Os dados obtidos serão enviados trimestralmente à Senatran, seguindo diretrizes do projeto.

O titular da pasta de Transportes, Mobilidade e Infraestrutura, Francisco Carone, frisou que a expansão da Faixa Azul representa um avanço significativo para a organização do trânsito. “A Avenida 31 de Março é uma via de grande circulação, especialmente para motociclistas. A Faixa Azul permite organizar esse fluxo com mais segurança e eficiência, reduzindo o risco de acidentes. Essa medida vem para corrigir um ponto de gargalo e dar continuidade à política de mobilidade segura em São Bernardo”, pontuou.

REDUÇÃO DE ACIDENTES – Dados da Secretaria de Transportes, Mobilidade e Infraestrutura de São Bernardo indicam que, antes da implantação da Faixa Azul na Avenida Lions, cerca de 70% dos acidentes registrados na via envolviam motociclistas. Após a execução do projeto, a pasta deu pontapé inicial a um amplo estudo para aferir os resultados da medida, que agora será ampliada para a Avenida 31 de Março.

De acordo com registros da rede municipal de saúde, em 2023, foram contabilizados 1.769 atendimentos por acidentes envolvendo motocicletas. Já em 2024, no período de janeiro a dezembro, o SAMU 192 registrou 2.245 chamados, a maioria por colisões entre motos e automóveis. Em relação aos óbitos, São Bernardo registrou 23 mortes em acidentes com motos em 2022, número que subiu para 27 em 2023 e chegou a 35 no ano passado. A expectativa é que, com a expansão da Faixa Azul, esses índices sejam progressivamente reduzidos.

 

Tags:avenida 31 de marççoexpansãofaixa azulsão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Scania planeja produzir caminhões elétricos em São Bernardo Scania planeja produzir caminhões elétricos em São Bernardo
Próximo artigo Ribeirão Pires resgata três araras Canindé em menos de uma semana Ribeirão Pires resgata três araras Canindé em menos de uma semana

Últimas notícias

São Bernardo reforça a frota com 10 ônibus, totalizando 65 novos veículos em 2025
São Bernardo reforça a frota com 10 ônibus, totalizando 65 novos veículos em 2025
28/07/2025
São Caetano celebra 148 anos com missa e bolo
São Caetano celebra 148 anos com missa e bolo
28/07/2025
GCM Mauá recupera moto roubada e encerra evento irregular no Jardim Oratório
GCM Mauá recupera moto roubada e dispersa 500 pessoas em festa irregular
28/07/2025
Alexsandro Marques da Silva, de 49 anos,  ocorrido neste domingo (27/08) no bairro Campanário
Motociclista perde o controle do veículo e cai de viaduto da Imigrantes em Diadema
28/07/2025
Policial militar tira a vida de motorista em discussão de trânsito em Mauá 
Policial militar tira a vida de motorista em discussão de trânsito em Mauá 
28/07/2025

Recomendadas

Homem morre afogado na Represa Billings após cair de pedra escorregadia
São BernardoCidades

Homem morre afogado no Riacho Grande neste domingo

28/07/2025
Operação da PF e do MP prende policiais civis do 6º DP de Santo André por cobrarem proprina de funkeiros
Santo AndréCidades

Homem tira a vida do companheiro da ex-esposa em Santo André

28/07/2025
São Bernardo anuncia Faixa Azul na Avenida Robert Kennedy
São BernardoCidadesDestaque 1

São Bernardo anuncia Faixa Azul na Avenida Robert Kennedy

28/07/2025
Vice-prefeita de São Bernardo, Jéssica Cormick recebe título de cidadã são-bernardense
São BernardoPolítica

Vice-prefeita de São Bernardo, Jéssica Cormick recebe título de cidadã são-bernardense

28/07/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?