ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Cidades

Ministério dos Transportes autoriza São Bernardo a ampliar Faixa Azul para Av. 31 de Março

Plano de expansão na cidade garante a implantação em novo trecho de 2,5 km da via, que conecta desde as proximidades da Lions até o Taboão

Gislayne Jacinto
Última atualização: 23/04/2025 09:35
Por Gislayne Jacinto
Publicado 23/04/2025
Compartilhar
avenida Lions
Ministério dos Transportes autoriza São Bernardo a ampliar Faixa Azul para Av. 31 de Março. Foto: Divulgação

 

Diante de avanços alcançados a partir do primeiro trecho de implantação da Faixa Azul na cidade, a Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Marcelo Lima, inicia, nos próximos dias, a expansão do projeto para a Avenida 31 de Março, importante via de acesso aos bairros Paulicéia e Taboão, além de eixo de ligação para São Paulo e Diadema. A medida contará com cerca de 2,5 quilômetros, contemplando os dois sentidos, com o objetivo de garantir mais segurança aos motociclistas, bem como fluidez e organização ao tráfego.

A ampliação da Faixa Azul em São Bernardo foi autorizada formalmente pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com publicação no Diário Oficial da União (DOU). A sinalização exclusiva fará a conexão desde as proximidades da Avenida Lions, onde já opera outros 2,1 quilômetros do projeto, até a chegada à Avenida do Taboão. No sentido oposto, o retorno segue em direção à Paulicéia/Diadema, totalizando 4,6 km da nova faixa.

Com previsão de conclusão em até 15 dias após o começo das intervenções, a iniciativa visa aprimorar a mobilidade urbana, proporcionando um deslocamento mais seguro e eficiente aos motociclistas que utilizam esse corredor viário.

“O sucesso da Faixa Azul na Avenida Lions nos motivou a expandir esse modelo para outros pontos estratégicos da cidade. É uma iniciativa que tem dado resultados positivos, garantindo mais segurança a quem anda de moto e também aos demais usuários das vias. Anteriormente, não tínhamos nada de faixa exclusiva. Hoje, estamos avançando com responsabilidade e planejamento, sempre pensando na proteção da população e na melhoria do trânsito”, sustentou o prefeito Marcelo Lima.

Além da implantação da sinalização horizontal, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes, Mobilidade Urbana e Infraestrutura, realizará o monitoramento contínuo dos principais indicadores, como o número de acidentes, fluxo de veículos, velocidade média e percepção dos usuários. Os dados obtidos serão enviados trimestralmente à Senatran, seguindo diretrizes do projeto.

O titular da pasta de Transportes, Mobilidade e Infraestrutura, Francisco Carone, frisou que a expansão da Faixa Azul representa um avanço significativo para a organização do trânsito. “A Avenida 31 de Março é uma via de grande circulação, especialmente para motociclistas. A Faixa Azul permite organizar esse fluxo com mais segurança e eficiência, reduzindo o risco de acidentes. Essa medida vem para corrigir um ponto de gargalo e dar continuidade à política de mobilidade segura em São Bernardo”, pontuou.

REDUÇÃO DE ACIDENTES – Dados da Secretaria de Transportes, Mobilidade e Infraestrutura de São Bernardo indicam que, antes da implantação da Faixa Azul na Avenida Lions, cerca de 70% dos acidentes registrados na via envolviam motociclistas. Após a execução do projeto, a pasta deu pontapé inicial a um amplo estudo para aferir os resultados da medida, que agora será ampliada para a Avenida 31 de Março.

De acordo com registros da rede municipal de saúde, em 2023, foram contabilizados 1.769 atendimentos por acidentes envolvendo motocicletas. Já em 2024, no período de janeiro a dezembro, o SAMU 192 registrou 2.245 chamados, a maioria por colisões entre motos e automóveis. Em relação aos óbitos, São Bernardo registrou 23 mortes em acidentes com motos em 2022, número que subiu para 27 em 2023 e chegou a 35 no ano passado. A expectativa é que, com a expansão da Faixa Azul, esses índices sejam progressivamente reduzidos.

 

Tags:avenida 31 de marççoexpansãofaixa azulsão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Scania planeja produzir caminhões elétricos em São Bernardo Scania planeja produzir caminhões elétricos em São Bernardo
Próximo artigo Ribeirão Pires resgata três araras Canindé em menos de uma semana Ribeirão Pires resgata três araras Canindé em menos de uma semana

Últimas notícias

Prefeitura confirma Casa de Vidro do BBB 26 em São Caetano
Prefeitura confirma Casa de Vidro do BBB 26 em São Caetano
11/12/2025
Diadema sofre com falta de energia: 26 mil residências continuam no escuro após fortes ventos
Diadema sofre com falta de energia: 26 mil residências continuam no escuro após fortes ventos
11/12/2025
Romu de São Bernardo recupera moto roubada escondida em matagal
Romu de São Bernardo recupera moto roubada escondida em matagal
11/12/2025
Papai Noel leva acolhimento e emoção ao Hospital de Câncer Padre Anchieta
Papai Noel leva acolhimento e emoção ao Hospital de Câncer Padre Anchieta
11/12/2025
Nova etapa de obra da Ponte Ribeirão dos Couros interdita parte da Avenida 31 de maio, em São Bernardo.
Nova etapa de obra da Ponte Ribeirão dos Couros interdita parte da Avenida 31 de Março, em São Bernardo
11/12/2025

Recomendadas

Ventania derruba 35 árvores e cinco postes em Diadema
DiademaCidades

Ventania derruba 35 árvores e cinco postes em Diadema

11/12/2025
UBS Vila São Pedro II será inaugurada nesta quinta-feira com capacidade de 24 mil atendimentos
São BernardoCidades

UBS Vila São Pedro II será inaugurada nesta quinta-feira com capacidade de 24 mil atendimentos

10/12/2025
Emeb Três Marias será entregue em São Bernardo nesta quinta; investimento foi de R$ 11 milhões
São BernardoCidades

Emeb Três Marias será entregue em São Bernardo nesta quinta; investimento foi de R$ 11 milhões

10/12/2025
Em Santo André, 60 mil residências ficam sem energia e Gilvan cobra Enel
Santo AndréCidades

Em Santo André, 60 mil residências ficam sem energia e Gilvan cobra Enel

11/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?