VOLTAR
  • Política

Militantes do PT entram com pedido de impugnação contra refiliação de Siraque  

Filiados não aceitam o retorno do ex-deputado aos quadros do partido e avaliação ocorre nos próximos dias  

  • Ex-deputado Vanderlei Siraque entrou com pedido de refiliação no PT.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 04/04/2022
  • Compartilhar:

Filiados não aceitam o retorno do ex-deputado aos quadros do partido e avaliação ocorre nos próximos dias  

vanderlei siraque

Ex-deputado Vanderlei Siraque entrou com pedido de refiliação no PT. Foto: Divulgação

O ex-deputado federal Vanderlei Siraque entrou com solicitação de refiliação no PT na última semana e gerou insatisfação entre os militantes, que entraram com três pedidos de impugnação que devem ser analisados nos próximos dias.

O presidente do PT de Santo André, Antonio Padre, informou que Siraque tem até quinta-feira (07/04) para apresentar sua defesa.

Entre os que não aceitam o retorno é o ex-deputado federal Luizinho. O pedido mais recente ocorreu nesta segunda-feira (04/04). O documento encaminhado ao ABCD Jornal é assinado por dez pessoas.

Leia a íntegra do documento:

SOLICITAÇÃO COLETIVA DE IMPUGNAÇÃO DA REFILIAÇÃO DE VANDERLEI SIRAQUE AO PARTIDO DOS TRABALHADORES

À Comissão Executiva Municipal e ao Diretório Municipal do PT de Santo André,

“Nós, filiados petistas, recebemos com grande surpresa na semana passada o pedido de refiliação de Vanderlei Siraque ao Partido dos Trabalhadores. Diante de tal fato, pedimos às instâncias partidárias competentes que rejeitem o pedido, dado que:

Todo filiado e filiada ao Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, deve ter ciência de que somos um partido político fundado com objetivo de combate às mazelas e injustiças sociais, pela emancipação da classe trabalhadora brasileira, pela soberania nacional e pelo combate a todos os tipos de desigualdades e opressões, com objetivo de alcançarmos, pelas mãos dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, o Socialismo Democrático. Todas essas qualidades nos caracterizam como um partido que possui objetivo muito além do eleitoral; somos representantes de classe, temos acúmulos históricos e sociais que nos colocam como o principal instrumento de luta da classe trabalhadora brasileira e dos oprimidos pelas injustiças inerentes ao capitalismo. Dado esses fatos, é incompatível com a nossa história que recebamos de volta alguém que, por fatores conjunturais internos e, principalmente, externos, abandonou os nossos símbolos, a nossa história e a nossa luta, para trilhar um caminho que não cobrava o “ônus” de carregar a nossa estrela no momento de avanço do golpismo e da narrativa mentirosa ao nosso partido e às nossas lideranças. E, além disso, ajudou na propagação e na difamação ao PT, ao literalmente panfletar disputas e mágoas internas perante à cidade de Santo André, em um momento em que, qualquer tipo de manifestação parecida seria, além de desrespeitosa, de uma irresponsabilidade atroz com o PT e com a luta dos trabalhadores e trabalhadoras andreenses.

Ainda em tempo, repudiamos as declarações do presidente municipal ao Diário do Grande ABC e ao ABCD Jornal, sinalizando que Vanderlei Siraque era “bem-vindo de volta ao PT”, sentimento este que está muito longe de ser unanimidade entre a militância petista. E pedimos também responsabilidade com a representatividade que este cargo exige e, acima de qualquer disputa ou articulação interna, que honre o nosso estatuto.

Portanto, descrito todas as motivações, reiteramos o pedido à Comissão Executiva Municipal que REJEITE o pedido de refiliação de Vanderlei Siraque e todo e toda qualquer ex-companheiro ou ex-companheira que pense em se utilizar do PT como mera legenda. Nós temos origens, missão e história, e como militantes orgânicos, que nunca baixamos a cabeça para qualquer ofensiva de difamação do PT, pedimos que estas e nós sejamos respeitados.

Santo André, 04 de abril de 2022.

Assinam esta carta:

Nicolas Carvalho de Toledo

Matheus Pinho

Julia Domingues

Clovis Girardi

Giovanni Toledo Monteiro

João Henrique Muniz de Souza

Thayane Mota dos Santos

Gustavo Matheus de Morais

Marcos Vinicius Valentim da Silva

Lucas Henrique da Silva

Outro lado

Siraque se posicionou sobre os pedidos de impugnação e disse que aguarda que sejam negados.

Leia a íntegra do que falou:

“O professor Luizinho pediu impugnação do convite que recebi do presidente do PT de Santo André para a minha refiliação. A Executiva do PT é a instância que fará a deliberação. Espero que os integrantes me aceitem, porque desejo ajudar na reconstrução do PT em Santo André, especialmente depois da perda da sede própria. A minha refiliação é muito significativa para mim e para as pessoas que gostam de mim no campo do socialismo democrático, da inclusão social. Em que pese o radicalismo de alguns setores, o PT é muito maior que as divergências particulares. O PT mudou Santo André, o Grande ABC e o Brasil e, agora, mais do que nunca, tem a possibilidade real de mudar o estado de São Paulo e eu quero estar junto, filiado ou não filiado.
Eu me desfilei do PT em 2017, creio que foi um erro estratégico, porque o jeito e os ideais do PT nunca saíram de mim. Havia mudado de casa, porém jamais mudei de rua, porque o PT está no meu coração e na minha mente em que pese o radicalismo e a falta de bom senso”.