VOLTAR
  • Política

Militante do PT de Sto.André pede voto com nome de Lula para presidente

Presidente do Partido dos Trabalhadores acredita que pode ter sido falta de cuidado, mas diz que sigla tem orientado a divulgar material novo com Haddad

  • Propaganda divulgada por militante consta nome de Lula para presidente
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 01/10/2018
  • Compartilhar:

Presidente do Partido dos Trabalhadores acredita que pode ter sido falta de cuidado, mas diz que sigla tem orientado a divulgar material novo com Haddad

militante

Propaganda divulgada por militante via Whatsapp consta nome de Lula para presidente

Uma militante do PT de Santo André, conhecida como Dalila, têm pedido voto com um material que consta Luiz Inácio Lula da Silva(PT) como candidato a presidente. O petista foi impugnado pela Justiça Eleitoral, em agosto, e foi substituído por Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo.

A mensagem enviada foi via Whatsapp. A militante foi questionada sobre o fato, visualizou a mensagem, mas não deu retorno para se posicionar sobre o assunto.

O presidente do PT de Santo André, José Paulo Nogueira, afirmou que

a militante pode ter enviado o material sem ter prestado atenção que ele era antigo. “Pode ter passado despercebido, porque a Justiça já decidiu e acatamos o que foi determinado. Nossa orientação é para usar o material novo com o nome do Haddad como presidente. Talvez tenha faltado cuidado por parte da militante”, disse.

Impugnação

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) barrou a pretensão do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de disputar as eleições presidenciais em 31 de agosto. Por 6 votos a 1, os ministros avaliaram que o petista não poderia concorrer ao cargo por estar enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Lula foi condenado por corrução e lavagem de dinheiro e está preso em Curitiba desde 5 de abril.

A maioria dos ministros acompanhou o voto do relator Luís Roberto Barroso. “A Lei da Ficha Limpa claramente prevê serem inelegíveis os que tenham sido condenados por órgão colegiado”, disse na ocasião.

O ministro Edson Fachin foi o único a votar a favor da candidatura de Lula, ao argumentar que, apesar de Lula estar inelegível pela Lei da Ficha Limpa, a decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), garante a sua participação nas eleições deste ano, mesmo preso.