VOLTAR
  • Esporte

Mil pessoas participam da caminhada das mulheres em S.Caetano; Veja vídeo

Outubro Rosa: Atividade foi coordenada pela Secretaria de Saúde e pelo Fundo Social de Solidariedade

  • Mil pessoas participam da caminhada das mulheres em São Caetano.
    Foto: Gislayne Jacinto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 22/10/2023
  • Compartilhar:

Outubro Rosa: Atividade foi coordenada pela Secretaria de Saúde e pelo Fundo Social de Solidariedade

 

A Secretaria de Saúde e o Fundo Social de Solidariedade de São Caetano do Sul, com apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer, realizaram  neste domingo (22/10) uma caminhada para sensibilizar a população para a luta contra o câncer de mama. Mil pessoas participaram da ação do Outubro Rosa.

A atividade teve concentração às 9h em frente ao Parque Cidade das Crianças, na Avenida Presidente Kennedy, onde foram distribuídas 650 camisetas com a troca por um quilo de alimento não perecível.

A caminhada teve como objetivo ajudar na conscientização das mulheres sobre a importância de realizarem exames que diagnosticam o câncer.

caminhada da mulheres em São Caetano

Mil pessoas participam da caminhada das mulheres em São Caetano. Foto: Gislayne Jacinto

A primeira-ma, Denise Auricchio, presidente do Fundo Social, ressaltou a participação das mais de mil pessoas na caminhada. “Está lindo de ver aqui de cima esse mar cor de rosa pra gente comemorar a campanha do Outubro Rosa. Essa campanha tão importante, que é de luta contra o câncer de mama e nada melhor do que lutar com a informação pra passar pra todas as mulheres sobre a necessidade de fazer a mamografia depois dos 40 anos, fazer autoexame, e é assim que a gente vai lutar. Só esse ano estão previstos 75 mil casos de câncer de mama e a cura chega a 90% quando se descobre logo no início. Então, a gente tem de trabalhar essa informação,  vamos trabalhar, gente? Vamos passar essa informação para as mulheres?”, discursou Denise.

A secretária de Saúde, Regina Maura, também falou também ressaltou a importância de realização dos exames.

Veja discurso da secretária e da primeira dama.

Exemplos

O vice-prefeito, Carlos Humberto Seraphim, que é médico, disse que dentro de seu lar há dois casos de pessoas que foram curadas do câncer graças ao diagnóstico precoce. Ele falou que sua mulher e sua filha se trataram e hoje estão bem.

“Nós temos que fazer uma conscientização do câncer de mama. Aqui está um exemplo vivo do meu lado. Há 27 anos atrás,  minha esposa teve um câncer de mama; no fim eu que acabei operando ela por um problema  com o cirurgião que estava operando e eu acabei entrando e operando. E ela está aqui até hoje, minha filha também teve câncer de mama há 2 anos e também está totalmente curada. Então, os tratamentos precoces trazem um resultado maravilhoso, por isso , não deixem de fazer o autoexame , a mamografia após os 40 anos, o ultrassom deve ser feito a partir dos 18 a 20 anos já se começa a fazer o ultrassom e o autoexame.Então nós temos que conscientizar a população. Câncer de mama tem cura desde que tratado precocemente”, afirmou Seraphim.

Veja vídeo: