O Governo do Estado prevê para 2023 o lançamento de edital para elaboração do projeto básico da Linha 20-Rosa do Metrô, que vai ligar o ABCD à região da Lapa, em São Paulo. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10/02), durante reunião entre o prefeito Paulo Serra, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, e o presidente do Metrô, Silvani Pereira.
A Linha 20-Rosa terá 33 quilômetros de extensão e 24 estações, seis delas no ABC, sendo quatro em Santo André e duas em São Bernardo. Em Santo André, serão construídas as estações Afonsina, Príncipe de Gales, Portugal e Santo André, que será integrada à linha 10-Turquesa da CPTM. Em São Bernardo estão previstas as estações Taboão-Paulicéia e Rudge Ramos.
“Essa é uma obra de longo prazo, que não vai começar amanhã, mas que precisa ter um primeiro passo. A resolução de problemas crônicos não acontece de um dia para o outro, mas alguma hora tem que começar. A chegada do Metrô à cidade é um sonho e vamos fazer de tudo para que este projeto saia do papel”, afirmou o prefeito Paulo Serra.
Completamente subterrânea, a linha deve transportar cerca de 1,3 milhão de pessoas por dia. Das 24 estações, sete darão acesso a outras linhas do sistema metroferroviário: Santa Marina (Linha 6-Laranja do Metrô), Lapa (Linha 7-Rubi da CPTM e Linha 8-Diamante da ViaMobilidade), Cerro Corá (Linha 2-Verde do Metrô), Fradique Coutinho (Linha 4-Amarela da ViaQuatro), Moema (Linha 5-Lilás do Metrô), Saúde (Linha 1-Azul do Metrô) e Santo André (Linha 10-Turquesa da CPTM).
“Já fizemos o projeto diretriz, todo o estudo técnico para delinear o traçado da linha foi concluído e já existe parte dos estudos de solo realizada. Nesse momento estamos elaborando o anteprojeto de engenharia e o Estudo de Impacto Ambiental. Depois dessa etapa toda vamos licitar o projeto básico, que vai determinar o traçado definitivo da linha”, afirmou o presidente do Metrô, Silvani Pereira.
Em dezembro de 2021, o Metrô contratou consórcio que irá elaborar estudos do modelo econômico-financeiro e jurídico para a implantação da Linha 20-Rosa. O objetivo é que sejam apresentadas soluções inovadoras para atrair a participação de investidores na implantação da linha, passando pela proposição de alternativas de exploração comercial e imobiliária ao longo do trajeto, das estações e dos pátios de estacionamento de trens e de manutenção.
“Essa será a linha mais integradora que teremos no Metrô, que terá uma importância muito grande não somente para o ABC, mas vai resolver muitos problemas da cidade de São Paulo. Para a integração dos transportes metropolitanos será fenomenal”, afirmou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli.
BRT – Durante a coletiva de imprensa realizada após a reunião, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, informou que até o final do mês terão início as obras do BRT-ABC, sistema de transporte que ligará o ABC à capital, passando por São Bernardo, Santo André e São Caetano. A previsão é que o sistema tenha uma estação em Santo André, que será integrada à futura estação Afonsina da Linha 20-Rosa do Metrô.
Ao perceberem a aproximação da viatura, os ocupantes tentaram fugir, dando início a uma perseguição
Decisão sobre concurso publicada no Diário Oficial desta sexta-feira estende para mais dois anos o…
Principal objetivo da mudança é garantir a segurança jurídica da corporação, além da valorização dos…
Entre os destaques do 71º aniversário da cidade está entrega da primeira Clínica Terapêutica de…
No momento da abordagem, os suspeitos tentaram fugir, mas foram contidos pelos policiais; com eles,…
Na abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito, mas a consulta veicular revelou…