VOLTAR
  • Economia

Metalúrgicos e Toyota formalizam auxílio para ampliar Sta.Casa de S.Bernardo

 Após negociações dos Metalúrgicos do ABC para legado da montadora, acordo garante ampliação da UTI e a construção do Centro de Hemodinâmica no centro hospitalar

  • Metalúrgicos e Toyota formalizam auxílio para ampliar Santa Casa de São Bernardo.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 05/07/2023
  • Compartilhar:

 Após negociações dos Metalúrgicos do ABC para legado da montadora, acordo garante ampliação da UTI e a construção do Centro de Hemodinâmica no centro hospitalar

Metalúrgicos e Toyota

Metalúrgicos e Toyota formalizam auxílio para ampliar Santa Casa de São Bernardo. Foto: Divulgação

Os Metalúrgicos do ABC, a Santa Casa e a Toyota formalizaram nesta terça-feira (04/07) o investimento na ampliação da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e a construção do Centro de Hemodinâmica durante atividade no centro hospitalar em São Bernardo. Em abril de 2022, a Toyota anunciou o fechamento da planta na cidade. Em fevereiro deste ano, encontro entre diretores do Sindicato com o CEO da Toyota para América Latina e Caribe, Masahiro Inoue, deu continuidade às tratativas sociais à região.

Durante a atividade, o presidente do Sindicato, Moisés Selerges, contou que quando chegou a informação no Sindicato que as operações da Toyota não iriam ficar mais em São Bernardo e seguiriam para Sorocaba e Porto Feliz, interior paulista, foi uma notícia muito triste para os Metalúrgicos do ABC. “O Sindicato trabalha o tempo todo para que haja mais investimentos aqui na região e, por consequência, gerar empregos e fazer com que o ABC cresça economicamente. Desta forma, depois de tantos anos em São Bernardo, pensamos no legado que marca a relação com a Toyota e os trabalhadores no ABC”.

 Impactos

O diretor administrativo do Sindicato, Wellington Messias Damasceno, destacou que, infelizmente, a montadora tomou a decisão de encerrar suas atividades. “Nas negociações, buscamos garantir as melhores condições aos trabalhadores e trabalhadoras, mas também que a empresa deixasse um legado à população de São Bernardo, já que o impacto negativo da sua saída atinge a todos e todas na nossa região do ABC”, afirmou.
“Nesta busca, pautamos que o investimento suprisse as necessidades especiais à população mais vulnerável.

Segundo o diretor, o Sindicato tem atuado na construção de políticas que mantenham as empresas na região e que possibilitem novos investimentos, mas sem deixar de se preocupar com as demandas e necessidades da população. “O Sindicato segue na luta por empregos, renda e melhoria da vida das trabalhadoras e trabalhadores”.

Participaram da cerimônia ainda o presidente da Toyota no Brasil, Rafael Chang; o CEO da Toyota para América Latina e Caribe, Masahiro Inoue; o chefe de gabinete no governo do Estado de São Paulo, Eudes Quintino de Oliveira; e o representante da Santa Casa, Elton Kanashiro.

Com 60 anos, a planta de São Bernardo foi a primeira unidade da Toyota fora do Japão e conta com 550 trabalhadores.