
Na manhã desta sexta-feira (21/02), o médico responsável pelas ultrassonografias na Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Real chegou com 1h30 de atraso, o que gerou impaciência entre as pessoas que aguardavam pelo exame. A gerente conversou com o profissional sobre a demora no atendimento e a população começou a filmar a situação. Ao sair do consultório, o médico tentou tirar o celular da mãe de uma paciente com um tapa e ainda mandou ela calar a boca.
Segundo informações, exames estavam agendados para mais de 15 mulheres que aguardavam ansiosas, muitas delas esperando pelo procedimento há meses. No entanto, o profissional de saúde atrasou muito, não deu satisfação e nem pediu desculpas. Testemunhas afirmam que ele ao chegar teve dificuldade para subir escadas e manter o equilíbrio.
Diante da situação, algumas pacientes demonstraram preocupação e hesitaram em ser atendidas. A supervisora da unidade e uma assistente do médico sugeriram o reagendamento dos exames, mas muitas mulheres se recusaram a remarcar devido à longa espera para conseguir a consulta.
Nosso canal apurou que a primeira paciente que entrou para o atendimento saiu da sala em estado de choque, chorando e visivelmente abalada. Ela relatou aos demais pacientes que havia sido tratada com extrema grosseria e desrespeito. Em seguida, o médico teria saído da sala exaltado e começado a gritar com a paciente, apontando o dedo em seu rosto.
Diante da cena, outra paciente interveio para defender a mulher e acabou discutindo com o profissional. O médico então teria partido para cima da paciente, aumentando ainda mais a confusão e assustando os presentes.
Após o episódio, o médico foi demitido pelo governo do prefeito Taka Yamauchi. “A Prefeitura de Diadema não compactua e repudia a conduta do profissional. Diante do ocorrido, o médico terceirizado foi demitido e substituído por outro médico ultrassonografista que assumiu a agenda de atendimentos ao longo do dia. A Secretaria de Saúde reafirma o compromisso de um atendimento humanizado e de qualidade para a população de Diadema.”, afirmou a prefeitura em nota.
O prefeito Taka também emitiu uma nota de repúdio
Leia:
“Manifesto repúdio em relação ao lamentável episódio de agressão protagonizado por um médico da SPDM contra um paciente, hoje (21/2), na UBS Parque Real.
Tal incidente é inaceitável e fere princípios básicos de respeito e dignidade que devem pautar as relações no ambiente de saúde.
As denúncias sobre o atraso do médico e sua má conduta junto aos pacientes foram prontamente avaliadas, e a Secretaria de Saúde do município agiu imediatamente, determinando a demissão do profissional.
Essa decisão não apenas reflete a seriedade com que a administração pública de Diadema trata casos de agressãol abuso e desrespeito, mas também reafirma o compromisso em garantir um atendimento de qualidade e digno a todos os usuários da rede municipal de saúde da cidade.
É fundamental que todos os trabalhadores da área sejam constantemente lembrados da importância de manter um comportamento ético, respeitoso e humano no exercício de suas funções”.
Ver essa foto no Instagram