VOLTAR
  • Esporte

Medalhista do Pan, jovem judoca de Sto.André mira chegar ao campeonato brasileiro

Leonardo Buso precisa vencer o Paulista para se classificar; AD Santo André aposta todas as fichas no atleta de 12 anos

  • Medalhista do Pan, jovem judoca de Sto.André mira chegar ao campeonato brasileiro.
    Foto: Divulgação
  • Por: Juliana Finardi
  • Publicado em: 09/08/2023
  • Compartilhar:

Leonardo Buso precisa vencer o Paulista para se classificar; AD Santo André aposta todas as fichas no atleta de 12 anos

judoca mirim Leonardo Buso

Medalhista do Pan, jovem judoca de Sto.André mira chegar ao campeonato brasileiro. Foto: Divulgação

O Judô é o esporte preferido do Léo desde que ele tinha 3 anos, quando começou a brincar e praticar ainda na escolinha onde estudava. Passados alguns anos, inclusive com uma pandemia no meio, a luta nunca saiu da mente e do coração do jovem atleta que jamais pensou em desistir mesmo diante das piores dificuldades.

Aos 12 anos, o andreense Leonardo Buso Peres Mendes, do alto dos seus 1,71 m, fala como adulto sobre metas e planos para o futuro: agora ele treina sério com foco no Campeonato Paulista, que acontecerá em setembro e classificará para o Brasileiro, outra competição já na mira do rapaz.

Atualmente ele é um dos atletas da base da AD Santo André (Associação Desportiva Santo André), que faz parte de sua formação como judoca desde criança, já que foi um dos professores da Associação que o “descobriu” ainda pequeno. “Eu estava na aula de Judô na escola quando tinha 3 anos e o sensei falou para eu treinar na AD de segunda e quarta. Fui, fiz uma aula testa, gostei e estou até hoje”, diz o atleta.

“O Léo é um menino com quem trabalhamos a base desde a fralda e que agora está começando a tomar o gosto pela competição, é dedicado e tem uma cabecinha muito boa. É um rapaz diferenciado com 12 anos e cabeça de adulto. Ele sabe o que quer, a família o apoia muito e ele tem o sonho dele. O que estamos fazendo é potencializar esse talento”, diz, orgulhoso, o head coach e fundador do AD, José Gildemar de Carvalho.

judoca Leonardo Buso

Leonardo Buso precisa vencer o Paulista para se classificar. Foto: Divulgação

Não só cabeça de adulto, mas também um comprometimento digno dos atletas de ponta: Léo vai aos treinos todos os dias e concilia a rotina puxada do sétimo ano do Ensino Fundamental (onde começa a estudar às 7h30, no colégio Educandário) com os treinamentos que vão das 19h às 22h.

O garoto ainda é ligado à escola no que diz respeito ao esporte. Ele representa o Educandário Santo André nos principais campeonatos do circuito escolar e diz que nunca, nem nas maiores dificuldades, pensou em desistir dos treinos e do futuro como atleta profissional.

“No Pan, quando eu estava perdendo a semifinal, fiquei abalado, mas quando vi que ia conseguir o terceiro lugar, consegui me recuperar”, diz Léo referindo-se ao Panamericano sub-13, que aconteceu em julho no Peru e de onde ele saiu com um honroso terceiro lugar. O garoto classificou-se para o Pan após ter sido campeão na seletiva nacional de Judô que aconteceu em junho no Rio de Janeiro.

judoca Leonardo Buso

AD Santo André aposta todas as fichas no atleta de 12 anos. Foto: Divulgação

Um ponto fraco, porém, nessa trajetória de sucesso, é o mesmo que recai sobre muitos outros atletas: as dificuldades financeiras para custear viagens e campeonatos. Na última vez, uma grande rede de apoio possibilitou a ida de Léo ao Panamericano do Peru.

Entre os apoiadores estiveram a Pluri Alinhadores, Implantodent, Auto Shopping Global e o restaurante La Revolucion Parrilla Argentina. Para quem ainda deseja fazer parte da história do Léo, o rapaz avisa que o quimono está cheio de lugares para patrocinadores.

Já a AD Santo André recebe pequenos aspirantes a atletas que podem fazer parte do projeto social ou entrar na porção particular da instituição. Os treinos são abertos para quem quiser assistir e conhecer. Além de Judô, também é possível praticar outras modalidades. A Associação fica na avenida Estados Unidos, 353, Parque das Nações, em Santo André (tel. 4997-7031).