
Para garantir a segurança dos alunos no ano letivo de 2026, a Prefeitura de Mauá iniciou a fiscalização das vans e ônibus escolares. Nessa primeira etapa, cerca de 150 carros das empresas que prestam serviço na cidade serão vistoriados. Nas próximas semanas, os permissionários também serão examinados.
Itens de segurança como condições dos pneus, freios, travamentos dos cintos e das portas e abertura de até 10 centímetros dos vidros laterais são checados.
“Nossa preocupação é sempre a proteção dos alunos que são transportados diariamente. É nosso dever como poder público assegurar que o carro esteja em boas condições”, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Caio Carvalho.
Vale lembrar que as vans e os ônibus escolares passam por quatro vistorias anuais – duas da Prefeitura e duas do Detran/SP, na qual é certificada pelo Inmetro.
Além da vistoria física, é obrigatória apresentação do licenciamento do veículo e documentos do condutor como prontuário da CNH, no qual não pode ter mais de uma multa grave, e atestado de antecedentes criminais.
