
A família do soldador Gerlucio de Sousa, de 42 anos, confirmou nesta sexta-feira (09) o seu falecimento. O trabalhador foi a vítima mais grave de uma explosão ocorrida na tarde de quinta-feira (8) na unidade da empresa Grax Lubrificantes, localizada no Jardim Sônia Maria, em Mauá. O velório de Gerlucio ocorreu neste sábado (10), das 9h às 11h, no Cemitério Phoenix Memorial, no bairro Vila Palmares, em Santo André, onde também houve o sepultamento.
O Acidente
A tragédia aconteceu enquanto Sousa e um colega realizavam serviços de manutenção próximos a um tanque de óleo na Rua Zequinha de Abreu. Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros, a suspeita é que a explosão tenha sido desencadeada por um trabalho de soldagem que estava sendo executado no local.
O impacto e as chamas deixaram Gerlucio com queimaduras generalizadas em 60% do corpo. Devido à gravidade do estado de saúde, ele foi resgatado inconsciente e transportado pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar, diretamente para o Hospital das Clínicas, em São Paulo. Apesar dos esforços médicos, ele não resistiu. A declaração de óbito apontou politraumatismo como a causa da morte.
De acordo com familiares, em 2023, Gerlucio também sofreu acidente de trabalho nesta mesma empresa deixando sequelas como cicatrizes no corpo.

Outro Ferido
A operação de emergência mobilizou três viaturas dos Bombeiros, equipes do SAMU e o grupamento aéreo. Um segundo funcionário, o operador Adriano Lacerda Viana, de 46 anos, também ficou ferido. Ele foi socorrido consciente com uma contusão na mão e encaminhado ao Pronto Socorro do Hospital de Clínicas Doutor Radamés Nardini, em Mauá.

Investigação e Posicionamento
O caso foi registrado como acidente de trabalho no 1º Distrito Policial de Mauá. A área foi isolada pela Polícia Militar para o trabalho da perícia técnica. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que exames do Instituto de Criminalística (IC) foram solicitados para determinar as causas exatas da explosão.
A Grax Lubrificantes, empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado de lubrificantes industriais, ainda não havia se manifestado publicamente sobre o ocorrido até o fechamento desta reportagem.
Ver essa foto no Instagram
