
Aproximar a academia da indústria e transformar conhecimento em soluções práticas para o campo. Foi com esse propósito que 25 pesquisadores do Centro de Engenharia da Plasticultura (CEP) estiveram na unidade da Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, no ABC, onde participaram de uma programação especial com palestras, visita guiada às áreas produtivas e um encontro com o time de Inovação da companhia.
A iniciativa faz parte da parceria firmada em 2022 entre Braskem, FAPESP e Unicamp, que deu origem ao CEP, centro dedicado a desenvolver soluções sustentáveis e inovadoras para aumentar a produtividade e reduzir perdas na agricultura brasileira. Desde 2023, o grupo conduz pesquisas em diferentes frentes, que vão de culturas como banana, café e citros até projetos em aquicultura e silvicultura, sempre conectando ciência de polímeros a economia circular.
Embora os resultados dependam de ciclos mais longos de avaliação, algumas iniciativas já apresentam avanços promissores. É o caso do Projeto de Tilapicultura, que concluiu recentemente seu segundo ciclo de análises. O estudo avaliou o crescimento de tilápias em sistema de recirculação de água sob estufa agrícola, em conjunto com o cultivo de uma macrófita aquática, além de analisar a influência de filmes plásticos e monitorar a presença de microplásticos no sistema. O projeto, é desenvolvido em parceria com o Instituto de Pesca (IP), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e tem mostrado resultados relevantes para a cadeia de aquicultura no país.
“Foi uma manhã marcada por ricas discussões, troca de conhecimento e ideias para impulsionar ainda mais a inovação. Momentos como esse mostram o poder da colaboração para transformar os desafios em oportunidades”, destaca Viviane Remondini, Desenvolvimento de Mercado Agro da Braskem & Vice-Diretora Executiva do CEP.
Para Luis Marangoni Jr., Professor e Coordenador de Educação e Difusão do CEP “A visita dos bolsistas do Centro de Engenharia da Plasticultura (CEP) à planta de PE da Braskem foi uma experiência enriquecedora, proporcionando uma oportunidade única de compreender de perto todo o processo de produção das resinas poliméricas. Essa experiência ressaltou a importância do contato direto com a tecnologia e a inovação na indústria, fortalecendo o conhecimento dos bolsistas e sua relação com as diferentes aplicações do setor de plásticos no Agro brasileiro.”
“A visita à Braskem foi essencial para ampliar nossa visão sobre a aplicação prática do conhecimento acadêmico e destacar a importância da parceria entre pesquisa e indústria.” enfatiza Marina Campaner Fernandes, Bolsista de Doutorado do CEP.
A parceria entre Braskem, Unicamp e FAPESP reforça como a conexão entre ciência e indústria pode acelerar soluções sustentáveis e gerar impacto positivo no campo. Iniciativas como a visita à unidade fortalecem esse elo e mostram que, quando diferentes saberes se encontram, o resultado é a criação de caminhos cada vez mais inovadores.
Sobre a Braskem
A Braskem é uma empresa petroquímica global, orientada para o ser humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e gera valor para todos. Oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. A Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso, escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica.
Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países por meio de seus 8.500 mil integrantes que atuam globalmente em um modelo de gestão que demonstra o compromisso com a ética, respeitando as normas de conformidade em todos os países e garantindo o respeito à competitividade responsável. Mais informações: https://www.braskem.com.br
