
Neste domingo, 13 de julho, quando completaria 83 anos, o ex-prefeito Oswaldo Dias será homenageado com a nomeação do Parque Natural Municipal, que passa a levar seu nome. A cerimônia começa às 9h, com atrações culturais, feira de artesanato e atividades gratuitas no local, situado na Avenida Capitão João, 3220, Jardim Guapituba. Além da nova denominação do Parque, será oficialmente aberta uma nova trilha de visitação pública e também o anúncio do projeto de reforma da casa amarela, a antiga sede do espaço.
A mudança oficial do nome ocorreu no dia 16 de abril, com a sanção da Lei nº 6.277 pelo prefeito Marcelo Oliveira, após aprovação da Câmara Municipal. A proposta foi apresentada pelo vereador José Luiz Cassimiro, amigo pessoal de Oswaldo Dias, falecido em agosto de 2024, aos 82 anos, por complicações pulmonares.
Três mandatos e legado na cidade
Mineiro de Guarani, Oswaldo chegou a Mauá na juventude, após passar pelo Rio de Janeiro. Antes da política, trabalhou como metalúrgico, foi demitido durante a ditadura por seu engajamento sindical e, mais tarde, se formou em Geografia e Ciências Sociais, atuando como professor em escolas públicas da cidade.
Como político, foi prefeito por três mandatos: de 1997 a 2004 (dois consecutivos) e entre 2009 e 2012. Sua trajetória é lembrada por ações voltadas à inclusão social, educação e meio ambiente.
Refúgio verde e educação ambiental
Com 575 mil m² de área preservada, o agora Parque Natural Municipal Prefeito Oswaldo Dias é um dos principais espaços de lazer e conservação ambiental de Mauá. Indicado para caminhadas, práticas esportivas e observação de aves, o local também abriga fragmentos remanescentes da Mata Atlântica e um importante projeto de preservação da fauna e flora.
Desde 2021, o parque passou por diversas melhorias, como novo playground, academia ao ar livre, jardim medicinal e reformas estruturais, que resultaram na duplicação da média de visitantes — de 3 mil para 6 mil por mês. Avaliações de frequentadores indicam 98% de aprovação.
Jardim das Abelhas Sem Ferrão
Entre os atrativos está o Jardim das Abelhas Sem Ferrão, com cinco colmeias de espécies nativas — Jataí, Mandaçaia, Lambe-olhos e Bugia — e flores cultivadas especialmente para garantir alimento aos polinizadores. O espaço une beleza, preservação ambiental e educação, com destaque para a diversidade de plantas como azaleias, begônias e bromélias.
Visitas monitoradas
A Prefeitura oferece visitas monitoradas ao parque e ao Parque Ecológico da Gruta de Santa Luzia, voltadas a escolas e entidades. Interessados podem agendar pelo telefone (11) 4512-7775 ou pelos e-mails: [email protected] ou [email protected].
