VOLTAR
  • Política

Mauá terá protesto nesta 2ª contra fechamento do Hospital de Campanha

Unidade de Saúde foi desativada pela Prefeitura neste domingo

  • Hospital de Campanha de Mauá começou a ser instalado em abril deste ano e foi desativado neste domingo.
    Foto: Divulgação/PMA
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 10/08/2020
  • Compartilhar:

Unidade de Saúde foi desativada pela Prefeitura neste domingo

 

Hospital de Campanha de Mauá começou a ser instalado em abril deste ano e foi desativado neste domingo. Foto: Divulgação/PMA

 

Movimentos sociais e partidos políticos de Mauá decidiram convocar manifestação contra o fechamento do Hospital de Campanha da cidade. O ato ocorrerá nesta segunda-feira (10/08) às 16h, no estacionamento do Paço, em frente ao local onde funcionava essa unidade até este domingo (09/08).

A reunião que decidiu pelo protesto ocorreu na sexta-feira (07/08) e foi  convocada pela Unidade Popular (UP). Também participaram do encontro o Movimento de Mulheres Olga Benario, do PSOL Mauá, o Comitê Popular de Cultura (CPC) e outros movimentos da cidade.

“As organizações presentes se mostraram indignadas com a decisão da gestão de Átila Jacomussi (PSB) de fechar o Hospital, mesmo que o número de leitos existentes na cidade não supra a necessidade de atendimento aos casos da Covid-19 e que Mauá tenha a maior taxa de mortalidade dentre as cidades da Região do ABC Paulista. O fechamento foi realizado na mesma semana que o Brasil atingiu a marca de 100 mil mortos”, informou nota dos movimentos sociais ao acrescentar que a manifestação também  questionará as denúncias de suposto superfaturamento na construção do hospital e que sã investigadas pelo Ministério.

A Prefeitura alegou que com 1,8 mil pacientes recuperados da Covid-19 começou a descentralizar os atendimentos a partir desta segunda-feira, orientando os pacientes a procurarem uma das quatro UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). Segundo o governo, a cidade já registra tendência de queda nos casos confirmados e óbitos em decorrência da patologia.