
Nesta quarta-feira (04/06), movimentos sociais fizeram uma manifestação na Estação de Mauá em memória e justiça por Gabriela Mariel, de 33 anos, vítima de feminicídio na madrugada desta terça-feira (03/06). O ato, organizado pelo Movimento de Mulheres Olga Benario, iniciou às 5h e reuniu mais de 160 pessoas com velas e cartazes. Gabi era militante do movimento de mulheres, mãe solo de uma menina de 9 anos, trabalhadora na escala 6×1, PCD e dedicou os últimos meses da sua vida na luta pelo enfrentamento à violência contra às mulheres e o feminicídio, do qual foi vítima. Ela foi carbonizada pelo companheiro.
Muitas foram às demonstrações e palavras de apoio das pessoas que passavam pela estação. O ato teve a solidariedade e participação do Diretório Central Estudantil da Universidade Federal do ABC (DCE-UFABC), Associação Regional dos Estudantes Secundaristas do ABC (ARES-ABC), do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e do Partido Unidade Popular (UP), ao qual Gabi era filiada.
Além das entidades e movimentos presentes, muitas pessoas que paravam pra ouvir as falas e pegar panfletos que exigiam justiça pelas vidas das mulheres vítimas. O Brasil é o quinto país do mundo onde mais morrem mulheres vítimas de violência.
“Hoje Mauá não possui uma delegacia da mulher 24 horas para atender mulheres vítimas de violência. Nos últimos meses, Gabi reunia mulheres e junto ao movimento estavam colhendo assinaturas para o abaixo-assinado por uma delegacia 24h em Mauá. Essa era também uma das pautas da Ocupação da Mulher Operária na cidade de São Caetano do Sul, onde Gabi trabalhava e coordenava mulheres operárias”, comunicou o movimento por meio de nota.

Entenda o caso
Um homem, de 31 anos, foi preso em flagrante por feminicídio na madrugada desta terça-feira (03/05), no bairro Jardim Zaíra, em Mauá. Policiais militares foram acionados e detiveram o autor, que confessou o crime.
A tragédia chocou a cidade de Mauá e é investigada pela Polícia. Segundo o Boletim de Ocorrência, o homem foi preso em flagrante por policiais da 1ª Companhia.
A Polícia informou que a vítima foi encontrada carbonizada em casa. A perícia foi acionada e o caso registrado no 1º DP Distrito Policial) da cidade.
Ver essa foto no Instagram