A Prefeitura de Mauá aplicou até esta quinta-feira (15/07) apenas 813 doses das 12,7 mil unidades recebidas da vacina da Janssen, que é uma dose única. Para explicar a demora na utilização desse imunizante tão sonhado pelos moradores, a administração do prefeito Marcelo Oliveira (PT) alegou que um dos critérios para o envio de vacinas é o prazo de validade das mesmas. “As doses da Janssen, por exemplo, vencem em outubro, enquanto as da Pfizer devem ser utilizadas em 30 dias”, argumentou o Paço.
De acordo com o governo municipal, Mauá recebeu o primeiro lote de vacinas da Janssen em 26 de junho. Três dias depois passou a aplicar as doses do imunizante na população em situação de rua acima dos 18 anos, em ação envolvendo o Consultório de Rua e o Centro Pop. Na ocasião também foram vacinados funcionários da Assistência Social da Prefeitura com 40 anos ou mais. Tal público foi escolhido por ser uma população vulnerável.
Ainda conforme a administração, em 5 de julho, Mauá recebeu novo lote do imunizante, cujas doses vêm sendo utilizadas.
A prefeitura nega que o município esteja fazendo estoque de vacinas. “A imunização obedece a critérios técnicos e sua aplicação é feita levando em consideração a data de vencimento, número de pessoas do público-alvo e vulnerabilidade”, afirmou.
O governo municipal alegou ainda que desde o início da campanha contra a Covid, em 19 de janeiro, Mauá tem seguido o calendário de vacinação do governo do estado de São Paulo, muitas vezes antecipando a imunização de alguns grupos, segundo o recebimento de doses. Mauá já aplicou 245.182 vacinas, com 57,8% de cobertura entre a população-alvo da campanha contra a Covid (pessoas com 18 anos ou mais).
Atualmente, o município está vacinando as pessoas com 33 anos e no sábado (17/07) irá realizar um mutirão, contemplando o grupo dos 30 anos ou mais. “Será, inclusive, a primeira cidade do Grande ABC a vacinar munícipes nesta faixa etária”, finalizou.
Ao perceberem a aproximação da viatura, os ocupantes tentaram fugir, dando início a uma perseguição
Decisão sobre concurso publicada no Diário Oficial desta sexta-feira estende para mais dois anos o…
Principal objetivo da mudança é garantir a segurança jurídica da corporação, além da valorização dos…
Entre os destaques do 71º aniversário da cidade está entrega da primeira Clínica Terapêutica de…
No momento da abordagem, os suspeitos tentaram fugir, mas foram contidos pelos policiais; com eles,…
Na abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito, mas a consulta veicular revelou…