VOLTAR
  • Política

Mauá manterá UBSs abertas aos fins de semana para aliviar UPAs

Após considerar bem-sucedida a experiência, realizada pela primeira vez sábado e domingo passados, governo segue com as unidades do Jardim Zaírá 1 e da Vila Magini como apoio às UPAs; possibilidade de ampliação a outras regiões será avaliada

  • Após considerar bem-sucedida a experiência, realizada pela primeira vez sábado e domingo passados, governo segue com as unidades do Jardim Zaírá 1 e da Vila Magini como apoio às UPAs.
    Foto: Divulgação/PMA-Evandro Oliveira
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 15/03/2021
  • Compartilhar:

Após considerar bem-sucedida a experiência, realizada pela primeira vez sábado e domingo passados, governo segue com as unidades do Jardim Zaírá 1 e da Vila Magini como apoio às UPAs; possibilidade de ampliação a outras regiões será avaliada

 

Após considerar bem-sucedida a experiência, realizada pela primeira vez sábado e domingo passados, governo segue com as unidades do Jardim Zaírá 1 e da Vila Magini como apoio às UPAs. Foto: Divulgação/PMA-Evandro Oliveira

A Secretaria de Saúde de Mauá iniciou neste fim de semana a fase de testes para ampliar a capacidade de atendimento da rede municipal e ajudar neste momento crítico da pandemia. As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Jardim Zaíra 1 e Vila Magini abriram sábado e domingo passados para darem suporte às UPAs da região. O objetivo da ação, além de desafogar as Unidades de Pronto Atendimento, é identificar previamente os casos mais complicados e menos graves da Covid.

A Secretaria de Saúde considerou bem-sucedida a experiência e decidiu mantê-la para o próximo fim de semana – e já estuda ampliar o serviço para outras UBSs. No primeiro fim de semana, 412 pessoas foram atendidas, sendo que 43 testaram positivo para a Covid – em dois casos, os pacientes apresentaram condições mais graves da doença e imediatamente passaram a receber os cuidados especiais que as UPAs têm a capacidade de fornecer.

Para esse projeto-piloto foram mobilizados 22 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, pessoal administrativo e auxiliares de farmácia para entrega de medicação aos pacientes.

“Os pacientes passam pela triagem nas UPAs e quem tem sintomas leves é encaminhado para a UBS. Dessa forma, diminui o contato com quem tem a doença em estágio mais grave. Nosso trabalho é voltado para salvar vidas e proteger a nossa população”, explicou o prefeito Marcelo Oliveira, que vistoriou os locais na tarde do sábado (13/03).

Segundo o chefe do Executivo mauaense, a administração municipal tomará medidas não medirá esforços para garantir atendimento mais amplo e qualificado para combater o avanço da pandemia em Mauá. “Estamos buscando todas as alternativas possíveis. Vamos avaliar os resultados da ação e decidir se conseguiremos ampliar o serviço para outras regiões. Agradecemos muito o apoio e a dedicação de cada profissional envolvido neste trabalho na linha de frente”, afirmou o prefeito.