VOLTAR
  • Política

Mauá inicia ensino integral na Escola Alice Túlio Jacomussi

Unidade escolar passa a integrar 126 crianças das 7h às 17h, número que subirá para 228 no próximo ano letivo

  • Escolas de Mauá retomam atividades nesta terça-feira.
    Foto: Divulgação/PMA-Roberto Mourão
  • Por: Redação
  • Publicado em: 08/11/2018
  • Compartilhar:

  

Unidade escolar passa a integrar 126 crianças das 7h às 17h, número que subirá para 228 no próximo ano letivo

escola

Escola Alice Jacomussi, em Mauá, vai ter período integral. Foto: Divulgação/PMA-Roberto Mourão

O governo do prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), faz o lançamento neste sábado (10/11), às 10h, da educação em tempo integral na Escola Municipal Alice Túlio Jacomussi, no Jardim Araguaia. A medida beneficiará neste ano letivo 126 crianças de zero a 4 anos, número que será ampliado para 228 matrículas em 2019, das 7h às 17h, assegurando melhor qualidade no ensino e tranquilidade a mães e pais que trabalham.

Serão inclusas no ensino integral quatro turmas com 80 crianças de berçário, na faixa etária de zero a 2 anos, uma turma de 22 alunos de 2 a 3 anos e outra sala com 24 matrículas de 3 a 4 anos. A premissa desse modelo educacional é possibilitar maior desenvolvimento do intelecto dos alunos como a convivência social, política defendida pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e pelo Ministério da Educação.

Ao todo, a unidade conta com 172 crianças no atual ano letivo, com 46 alunos que permanecerão em período parcial, entre dois turnos: 8h às 12h e 13h às 17h. A mão de obra da escola é composta por 45 funcionários, entre eles, 14 professores, 12 ADIs (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil) e quatro merendeiras. A estrutura ainda conta com 16 salas, espaço de informática, brinquedoteca, berçários acompanhados de solários.

Atila afirma que o lançamento do período em tempo integral na Escola Alice Túlio Jacomussi é a verdadeira inauguração da unidade, que teve o início das operações em agosto, pelo governo interino da vice-prefeita Alaíde Damo. “Aqui não entregamos nada pela metade. A escola foi projetada para atender em período integral e agora vamos colocar em prática esse modelo de ensino, melhorando a Educação e respeitando as mães trabalhadoras de Mauá”, diz.

Durante o ato deste sábado, o prefeito plantará uma árvore nos jardins do equipamento, que simbolizará o tempo de vida da escola, em um gesto alusivo ao meio ambiente. As obras da unidade de ensino contaram com investimentos de R$ 5,5 milhões, com aporte do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento de Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação), além de aproximadamente R$ 1 milhão para compra de mobiliário e equipamentos.

Ano que vem

Com a implantação definitiva do período integral, a Escola Alice Túlio Jacomussi terá o número de matrículas ampliados para 2019: 380 alunos. Nesse montante, 228 crianças serão atendidas em período integral, enquanto 152 estarão em turnos parciais, das 8h às 12h e 13h às 17h. A unidade também terá o seu quadro funcional ampliado: 26 professores, 17 ADIs e cinco merendeiras para o próximo ano letivo .

Nome da escola

Homenageada com o nome da escola, Alice Túlio Jacomussi foi merendeira da Escola Estadual Walt Disney, na Vila Guarani, por mais de 12 anos, sendo conhecida pela dedicação e carisma no atendimento às crianças. Natural de Vargem Grande do Sul, interior paulista (235 quilômetros de São Paulo), ela chegou a Mauá em 1950 e é mãe do presidente da Câmara dos Vereadores, Admir Jacomussi, e avó de Atila. Aos 88 anos, Alice Jacomussi faleceu em 21 abril de 2017.