Mauá enfrenta epidemia de sarna em escolas: 97 estão com a doença

 Prefeitura orienta pais e alunos e equipes de limpeza realizaram assepsia em todos os ambientes e objetos de uso comum das escolas municipais

 

sarna
Sarna é uma infecção contagiosa, que pode se espalhar rapidamente através de contato físico próximo. Foto: Reprodução

 

Mauá enfrenta uma epidemia de sarna entre alunos, professores e funcionários da rede de ensino. De acordo com a Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde da Prefeitura, houve casos em sete escolas municipais e duas estaduais, sendo afetados 15 profissionais e 82 crianças.

A escabiose, conhecida popularmente por sarna humana ou pereba, é uma doença de pele causada por um ácaro chamado Sarcoptes scabiei. A sarna é uma infecção contagiosa, que pode se espalhar rapidamente através de contato físico próximo, como ocorre entre pessoas quem moram na mesma casa ou crianças em creches e escolas.

A Prefeitura informou que as medidas de contenção e combate à doença já estão sendo tomadas, como a promoção de palestras para prevenção da escabiose a fim de orientar pais e alunos sobre os sintomas, condições de higiene e proliferação de doenças transmissíveis; bem como fornecimento de material informativo; atendimento dos casos já notificados com medicação adequada e acompanhamento familiar realizado pelas equipes do Programa Saúde da Família; fornecimento do kit de combate a escabiose composto por sabonete, creme e comprimidos (o medicamento é indicado apenas para crianças acima de dois anos de idade).

Além disso, o governo municipal determinou que as equipes de limpeza realizassem assepsia em todos os ambientes e objetos de uso comum das escolas municipais.

2 Comentários

  1. Se o diagnóstico está correto o problema deve estar no compartilhamento de lençóis, colchões sem forro impermeável,roupas ou toalhas. O simples contato físico em uma escola não seria suficiente. E preciso investigar melhor. Na minha tese de doutorado descrevo um caso que estava relacionado ao fato da crianca dormir em colchão infestado pelo sarcoptis scabei. O tio da crianca era prisioneiro e quando recebia indulto dormia no seu colchão.

  2. O uso de ivermectina já resolve é muito o problema de escabiose (sarna) eliminando o ácaro que fica na pele já para aliviar a coceira até o comprimido fazer efeito use loratidina anti alérgico ,e o principal lavar e passar os lençóis,toalhas e roupas passar aspirador em sofá e camas se não tiver use um pano umedecido com álcool em gel em passe em todo o sofá e colchões.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.


*