VOLTAR
  • Cidades

Mauá é uma das cidades do Estado com maior número de mortes por covid

Pelo ranking atualizado nesta sexta-feira, município do ABCD é o quarto em número de óbitos nos últimos sete dias

  • Com vacinação, Estado de SP registra queda de 46% nas mortes por covid entre os internados.
    Foto: Agência Brasil
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 19/06/2021
  • Compartilhar:

Pelo ranking atualizado nesta sexta-feira, município do ABCD é o quarto em número de óbitos nos últimos sete dias 

Mauá é uma das cidades do Estado com maior número de mortes por covid. Foto: Agência Brasil

Mauá é a quarta cidade do Estado com o maior aumento de mortes nos últimos sete dias. O índice de acrescim em uma semana foi de 7,58%, conforme aponta o site de pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista), da USP (Universidade de São Paulo) e do Cemeai (Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria). O estudo leva em conta informações do governo estadual e a Fundação Seade.

Mauá só fica atrás de Cajamar (9,09%) e Lençóis Paulista (8,55%) e Várzea Paulista (8,21%). Os dados porvem ser acompanhos por meio do link : https://datastudio.google.com/u/0/reporting/5b72d54e-a0c2-4748-acf0-9688f42278aa/page/spmIB.

Plataforma indica Mauá como a quarta do Estado em maio número de óbitos por covid. Foto: Reprodução

A Prefeitura questiona a interpretação dos dados e emitiu uma nota sobre o assunto. A administração do prefeito Marcelo Oliveira (PT) disse que tem adotado uma série de medidas para conscientizar a população sobre a pandemia e também conter a propagação do vírus. Entre elas, instalação de barreira sanitária e lavatório, ampliação do número de leitos de UTI e Enfermaria, testagem e da campanha de imunização para grupos prioritários.

Leia íntegra:

“NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Mauá vem a público esclarecer as interpretações errôneas dos dados da pandemia em relação à cidade. Ao assumirmos a gestão, em janeiro deste ano, cerca de 16 mil casos de Covid e 500 óbitos estavam em processo de investigação desde o início da pandemia, ou seja, março de 2020.

Foi realizada força-tarefa internamente por entendermos que as informações transparentes, além de dados confiáveis, são fundamentais para o bom planejamento das ações de governo. A Secretaria da Saúde não mediu esforços para esclarecer os casos e óbitos pendentes e poder, desta forma, contar com um banco de dados único sobre a Covid.

Portanto, é equivocada a avaliação quando se atribui aumento de casos ao mês de junho, pois se tratam de casos identificados ao longo da pandemia. Esclarecemos que restam 3.667 casos a serem confirmados e 67 óbitos para finalizarmos a junção de todos os casos que não tinham sido investigados.

A administração municipal vem adotando série de medidas para conscientizar a população sobre a pandemia e também conter a propagação do vírus. Entre elas, instalação de barreira sanitária e lavatório, ampliação do número de leitos de UTI e Enfermaria, testagem e da campanha de imunização para grupos prioritários.

Seguem gráficos contendo casos notificados por mês da notificação e óbitos por mês de ocorrência do evento desde o início da pandemia e que podem comprovar o relatado.”

Prefeitura apresenta gráfico e alega que há erro de interpretação nos úmeros. Foto: Divulgação/PMA