VOLTAR
  • Cidades

Mauá chega a 28 profissionais repostos pelo Mais Médicos

Prefeito Atila Jacomussi recebeu cinco novos generalistas formados em outros países que atenderão na Atenção Básica

  • Equipe do Mais Médicos cresce em Mauá com apresentação de cinco novos profissisonais.
    Foto: Divulgação/PMA-Caio Arruda
  • Por: Redação
  • Publicado em: 28/03/2019
  • Compartilhar:

 Prefeito Atila Jacomussi recebeu cinco novos generalistas formados em outros países que atenderão na Atenção Básica

Equipe do Mais Médicos cresce em Mauá com apresentação de cinco novos profissisonais. Foto: Divulgação/PMA-Caio Arruda

Cinco médicos brasileiros com diplomas estrangeiros se apresentaram na manhã desta quinta-feira (28/03) em Mauá, mediante segunda etapa do edital do programa federal Mais Médicos, iniciada em dezembro pelo Ministério da Saúde. Com o novo quadro, o município preencheu 28 das 35 vagas deixadas por profissionais cubanos no ano passado, que retornaram ao país de origem por determinação do governo de Cuba.

Atualmente, Mauá passa a ter ao todo 39 generalistas – todos brasileiros – pelo Mais Médicos, sendo que os últimos cinco profissionais apresentados iniciam seus trabalhos nesta sexta-feira (29) nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Macuco, Jardim Zaíra 2, Jardim Primavera, Jardim Santista e Jardim Kennedy. Entre os novos profissionais, três são formados na Bolívia, um na Argentina e outro no Paraguai.

Além de conhecer as respectivas UBSs, os novos médicos se encontraram com o prefeito Atila Jacomussi, que lhes deu boas-vindas. “Com Saúde não se brinca, por isso temos esse compromisso com a população. Então trabalhamos para repor as vagas deixadas pelos médicos cubanos, porque o povo não pode ser deixado de lado e terá sempre o nosso empenho por atendimento humanizado e por respeito”, disse.

Designado à UBS Zaíra 2, Jonatas de Souza Pedroso, 37 anos, é formado desde julho do ano passado em medicina na Universidad de la Integración de las Américas, em Assunção (Paraguai). Antes, o médico trabalhava como analista de sistema, porém, algo o incomodava: ficar apenas atrás de uma mesa, enquanto podia fazer algo a mais pela sociedade ao trabalhar com pessoas.

Natural de Araçatuba (524 km a noroeste de São Paulo), Pedroso afirma que as expectativas de trabalhar em Mauá são boas e deseja aplicar uma lição que aprendeu com a população do Paraguai: respeito, união e solidariedade. “Os profissionais aqui (na cidade) são espetaculares, abertos e dispostos a nos ajudar. E o prefeito nos recebeu de forma educada e exemplar”, afirmou.

De Guaçuí, interior do Espírito Santo, Jaqueline Martins Paiva, 36 anos, trabalhava em comércio, porém, teve de lidar com a morte dos pais em decorrência de câncer. As perdas dos entes mais próximos da família a motivaram a buscar a prevenção como promoção de qualidade de vida para outras pessoas. Dessa forma, em 2011, matriculou-se na em medicina Universidade de Aquino Bolívia, em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia).

Da Bolívia, Jaqueline se deparou com uma população carente na Saúde, de onde tirou muita lição que deseja aplicar na UBS Jardim Santista. “Aprendemos a cuidar da população de uma forma preventiva. O que nos leva a ser acolhedor, ouvir e aproximar o médico com a família do paciente de forma humanizada”, explicou.

No ano passado, Mauá chegou a ter 46 profissionais ao todo pelo Mais Médicos, sendo 35 nascidos em Cuba. Em outubro, dois cubanos se desligaram e, no mês seguinte, o restante recebeu ordem de retornar a Havana. A Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Saúde, assegurou que trata com o Ministério da Saúde a reposição das sete vagas restantes na Atenção Básica.