Mauá inicia antecipação da segunda dose da Pfizer nesta terça-feira
Medida vale para quem tomou a primeira dose da vacina há pelo menos oito semanas
Medida vale para quem tomou a primeira dose da vacina há pelo menos oito semanas
A partir de terça-feira (28/09), a Prefeitura de Mauá inicia a antecipação da segunda dose a quem tomou o imunizante da Pfizer, conforme orientação do governo estadual, que reduziu o intervalo entre a primeira e a segunda doses do fármaco de 12 para 8 semanas.
A aplicação da Pfizer é realizada nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Todas as pessoas devem levar o comprovante da primeira dose e documento com foto (CNH ou RG).
O horário de funcionamento é diferenciado. As UBSs Magini, Flórida e Zaíra 2 aplicam a vacina de segunda a sexta, das 9h às 20h. Os demais 20 postos de vacinação funcionam das 9h às 15h30 durante a semana.
Antes mesmo de o governo do Estado anunciar a ação, Mauá já estava antecipando a aplicação da segunda dose às pessoas que tinham se vacinado com a própria Pfizer ou com AstraZeneca. Porém, a antecipação estava sendo gradual – atualmente, pode reduzir o intervalo quem está para completar o ciclo vacinal com estes imunizantes marcado até 15 de outubro. A CoronaVac não está incluída no processo em razão de o prazo entre uma dose e outra ser diferente.
A Secretaria de Saúde de Mauá segue com o planejamento de vacinação e a cada anúncio realizado pelo governo do Estado ou pelo Ministério da Saúde, cuidadosamente analisa o andamento da campanha no município antes anunciar qualquer decisão.
Neste fim de semana, novamente o governo abrirá postos para ampliar a vacinação contra a Covid.
Neste sábado (25/09), das 9h às 16h, seis postos estarão à disposição dos munícipes: a tenda sanitária da Praça 22 de Novembro, o Parque da Gruta Santa Luzia e as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Oratório, Kennedy, Parque das Américas e Zaíra 3.
No domingo (26/09), das 9h às 14h, a população poderá se vacinar no Parque da Gruta Santa Luzia ou na Coop (Avenida Barão de Mauá, 1.389, na entrada do Jardim Zaíra).
Até esta sexta-feira (24/09), 211.819 pessoas já concluíram o esquema vacinal na cidade, com três doses ou a dose única. No total, 534.219 vacinas foram aplicadas.
É possível ajudar a combater a fome na cidade ao se imunizar. Doe qualquer alimento da cesta básica para a campanha ‘Mauá na luta contra a fome’ no dia em que for tomar a vacina. Não é obrigatório, mas ajudará muito a quem não tem o mínimo para colocar na mesa.
A Prefeitura reforça o pedido às pessoas seguirem com os cuidados sanitários. Use corretamente a máscara, mantenha a higiene das mãos frequentemente e o distanciamento físico. Evite aglomerações.