VOLTAR
  • Cidades

Matrículas para a rede de São Bernardo terminam em 26 de setembro

Pais ou responsáveis devem procurar unidades escolares municipais para realizar a inscrição

  • Matrícula na rede pública de ensino têm de ser feitas até quarta.
    Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine
  • Por: Redação
  • Publicado em: 19/09/2018
  • Compartilhar:

 Pais ou responsáveis devem procurar unidades escolares municipais para realizar a inscrição

matrículas

Matrícula na rede pública de ensino têm de ser feitas até quarta. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

As matrículas de novos alunos para a rede municipal de ensino de São Bernardo estão abertas até a próxima quarta-feira (26/09). A Prefeitura oferece vagas nas escolas municipais atendendo as seguintes modalidades: Educação Infantil – creche, de 0 a 3 anos, e pré-escola, de 4 a 5 anos, e Ensino Fundamental (1º a 5º ano) – para crianças a partir dos 6 anos completos ou a completar até março de 2019. As modalidades Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Médio (1º ao 3º ano) são oferecidas pela rede estadual.

As inscrições podem ser feitas nas secretarias das unidades escolares do município. Para isso, os responsáveis pelas matrículas devem levar a certidão de nascimento ou RG do aluno (original), documento de identificação com foto do responsável legal (original), comprovante de residência (original), no município de São Bernardo, emitido nos últimos três meses, em nome do responsável, de um dos seguintes documentos: conta de água, energia elétrica, telefone fixo, gás encanado, escritura ou certidão de ônus do Imóvel, carnê de IPTU ou contrato de aluguel com firma reconhecida do proprietário e do responsável da criança.

Os responsáveis poderão realizar inscrição, porém com a indicação de uma única unidade escolar, que ofereça o atendimento da faixa etária correspondente e que preferencialmente seja mais próxima da residência. Caso optem por pleitear uma vaga em período integral nas escolas integrantes do programa Educar Mais, em classes de Infantil III (3 anos), Infantil IV (4 anos), Infantil V (5 anos) e Ensino Fundamental, a criança deve ter a inscrição e matrícula realizada para unidade escolar não participante do Programa Educar Mais.

Os pais ou responsáveis que optarem por atendimento escolar distante da residência (distância igual ou superior a 1.500 m) não terão a concessão de transporte escolar gratuito.

A lista de aprovados será publicada no dia 30 de outubro em todas as unidades escolares do município. Por sua vez, as inscrições serão reabertas a partir de 26 de novembro até o próximo processo de reserva de vagas, sendo consideradas fora do prazo regulamentar.

A realização das matrículas para as crianças contempladas ocorrerá no período de 1º a 14 de novembro, nas unidades escolares municipais e creches parceiras.

Vaga garantida

As crianças já matriculadas na rede municipal têm vaga garantida para o ano seguinte, pois dentro da unidade escolar atual ocorre o processo de rematrícula. A mudança de unidade dentro do município deve ser solicitada nas unidades escolares a partir do dia 26 de novembro e a Prefeitura adotará os seguintes critérios: comprovação de mudança de endereço no município, mediante a distância igual ou superior a 1.500m da atual residência para a escola em que o aluno encontra-se matriculado e presença de irmão na unidade escolar.