VOLTAR
  • Política
  • São Bernardo

Marina Silva é a quarta ministra a visitar São Bernardo

Pré-candidato à Prefeitura de São Bernardo, Luiz Fernando, deu sequência aos seminários com os ministros do Governo Lula

  • Marina Silva é a quarta ministra a visitar São Bernardo.
    Foto: Gislayne Jacinto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 21/06/2024
  • Compartilhar:

Pré-candidato à Prefeitura de São Bernardo, Luiz Fernando, deu sequência aos seminários com os ministros do Governo Lula

Marina Silva em São Bernardo

Marina Silva é a quarta ministra a visitar São Bernardo. Foto: Gislayne Jacinto

Nesta sexta-feira (21), o pré-candidato à Prefeitura de São Bernardo, Luiz Fernando, deu sequência aos seminários com os ministros do Governo Lula. Desta vez, o debate foi sobre Meio Ambiente com a ministra Marina Silva. O objetivo é construir um programa de governo ouvindo a população, técnicos das mais diversas áreas e ministros do Governo Federal. O pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Luiz Fernando, William Dib (PSB), também esteve presente.

A ministra do Meio Ambiente participou do seminário “Transformação Verde: Cidade do Futuro e Transformação Ecológica”, realizado na Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo. A gestão ambiental é um ponto central no plano de governo de Luiz Fernando Teixeira, pré-candidato a prefeito pelo PT.

Marina Silva destacou a importância da agricultura urbana e periurbana, compartilhando exemplos de sucesso: “Eu conheço, inclusive, na comunidade do Gal, em São Paulo, um grupo de mulheres que pegaram um terreno abandonado e hoje produzem hortaliças. Elas são pessoas que saíram de situações difíceis, inclusive de violência doméstica, com esse programa.”

Ela também falou sobre a necessidade de uma economia circular: “É aquela que é capaz de fazer um ciclo de produção e consumo onde o descarte é o mínimo possível de água, energia e materiais. A cidade vai ter que criar espaços de absorção de água também.”

Marina abordou a importância de preservar os mananciais e de considerar conceitos como cidades-esponja e cidades resilientes. “A mudança do clima não é mais uma teoria de cientistas, é uma realidade que enfrentamos diariamente.”

Concluindo, a ministra afirmou: “Estamos vivendo um momento de preocupação, de responsabilidade, de sofrimento, mas podemos transformar isso em um movimento de esperança para uma São Bernardo do Campo que seja economicamente próspera, socialmente justa, politicamente democrática, ambientalmente sustentável e culturalmente diversa.”

Recentemente, outros ministros do governo Lula também visitaram a cidade. Jader Filho (Cidades) e Silvio Almeida (Direitos Humanos) participaram de agendas em São Bernardo.