Marcelo Lima confirma favoritismo e garante prefeitura de São Bernardo
Marcelo Lima recebeu apoio no segundo turno do prefeito Orlando Morando, da deputada Carla Morando e da ex-candidata Flávia Morando
Marcelo Lima recebeu apoio no segundo turno do prefeito Orlando Morando, da deputada Carla Morando e da ex-candidata Flávia Morando
Confirmando favoritismo, Marcelo Lima (Podemos) foi eleito neste domingo, 27 de outubro, como o novo prefeito de São Bernardo do Campo. Após uma campanha intensa, com forte presença nas ruas, Marcelo conquistou a confiança dos eleitores e confirmou o favoritismo apontado pelas pesquisas, vencendo o segundo turno das eleições municipais de 2024 com 55,66% dos votos, totalizando 194.671 votos. Seu adversário, Alex Manente (Cidadania), obteve 44,34%, correspondendo a 155.078 votos, com 94,94% das urnas apuradas.
Durante o dia, Marcelo ficou na casa de sua mãe, de onde acompanhou as movimentações eleitorais da cidade. No começo da noite, após a divulgação do resultado das urnas, o prefeito eleito seguiu para o comitê eleitoral na avenida Faria Lima, onde comemorou a vitória com familiares e apoiadores.
Logo após votar, na manhã deste domingo (27/10), ele já falava em tom de vitória com grandes expectativas a respeito dos resultados. Isso porque em todas as recentes pesquisas de intenções de voto, o representante do Podemos aparecia à frente do adversário Alex Manente.
No segundo turno, Marcelo recebeu o apoio do prefeito Orlando Morando (PSDB), da deputada estadual e primeira-dama Carla Morando (PSDB) e da ex-candidata Flávia Morando (União Brasil), que inclusive o acompanharam durante a votação deste domingo.
A deputada federal e presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, também esteve ao lado de Marcelo durante toda a campanha, além do primo Danilo Lima, presidente da Câmara Municipal, do ex-vereador Rafael Demarchi e de Edinho Montemor (Avante).
Além de um marketing forte nas ruas da cidade, a campanha de Marcelo também teve presença digital, o que ampliou o alcance de suas propostas e garantiu comunicação contínua com o eleitor.
Antes mesmo de começar a apuração, logo após votar, o prefeito eleito já disse que faria reuniões com Orlando Morando durante a semana para alinhar o processo de transição, caso as urnas confirmassem o resultado das pesquisas.
Perfil
Marcelo Lima iniciou sua carreira política como vereador em São Bernardo, sendo eleito pela primeira vez em 2008, aos 25 anos, como o parlamentar mais jovem da cidade à época.
Ao longo de dois mandatos foi reconhecido como o melhor vereador do município em 2010. Em 2017, tornou-se vice-prefeito ao lado de Orlando Morando, sendo reeleito em turno único em 2020. Durante sua gestão, atuou como secretário de Serviços Urbanos, dedicando-se a melhorar a infraestrutura da cidade.
Em 2022, foi eleito deputado federal por São Paulo. No Congresso, apresentou projetos de lei como o que pede o fim das audiências de custódia, o que propõe transporte gratuito para vítimas de violência doméstica e o que institui o Programa de Apoio a Famílias de Portadores de Doenças Raras.
Marcelo nasceu e cresceu no bairro Alvarenga, periferia do município, onde desde cedo ajudava o pai no comércio da família. Sempre conciliou trabalho com estudos, formando-se em Gestão Pública e Direito, além de se dedicar a servir a comunidade onde cresceu.