
Durante a entrega de 10 novos ônibus para a frota municipal, o prefeito Marcelo Lima anunciou uma importante medida para otimizar o tráfego em São Bernardo do Campo: a substituição dos semáforos antigos por semáforos inteligentes. A iniciativa, segundo o prefeito, tem como principal objetivo melhorar a mobilidade e a fluidez do trânsito na cidade.
Marcelo Lima destacou que a atual semafórica de São Bernardo é “antiga” e que a implementação dos novos equipamentos é uma prioridade. “Nós já estamos programando para fazer a troca dela por semafórica inteligente. São Bernardo do Campo não tem semáforos inteligentes”, afirmou.
Um dos pontos cruciais mencionados pelo prefeito é a integração com o corredor da Metra/Trólebus. Segundo Lima, a semafórica do corredor do Trólebus em São Bernardo não se comunica com a semafórica municipal, o que gera problemas de fluidez. “O corredor do trólebus que corta a cidade tem uma semafórica que não se fala com a de São Bernardo, o município, que é um erro, há muito tempo acontece”, explicou o prefeito.
A solução encontrada para esse problema histórico é uma parceria para interligar as redes semafóricas. “Chegamos no consenso que vai ser interligado, tanto a rede, a linha do trólebus, com a nossa semafórica, e nós vamos operar em conjunto, dando fluidez ao corredor, ao trólebus, e dando mais fluidez à rua Jurubatuba, enfim, a todas as vias, e no caso, consequentemente, trazendo menos trânsito à população da região central”, detalhou Marcelo Lima.
A expectativa é que a modernização traga um impacto positivo direto na vida dos motoristas e passageiros de transporte público, reduzindo os congestionamentos e o tempo de deslocamento. O prefeito não informou uma data exata para o início da substituição, mas ressaltou a importância da ação para o futuro da mobilidade na cidade. Em outra frente, o prefeito mencionou a entrega da primeira ponte estaiada para o dia 20 de agosto.

Entrega de 10 ônibus
O prefeito entregou nesta terça e 10 novos ônibus que passam a operar nas linhas 15 e 15A, com ponto de partida no Terminal Detroit. O investimento foi de R$ 10 milhões. Até o momento foram entregues 55 coletivos, mas chegará em 100 até o fim do ano
O evento contou também com um aulão de zumba aberto ao público, em clima de celebração.
Ver essa foto no Instagram
