Maratona Cultural com mil artistas começa nesta sexta em Diadema

Mais visitadas

Eventos gratuitos nesta maratona cultural, ocorrerão durante três dias para todas as faixas etárias e em vários espaços da cidade

 

maratona cultural
Maratona cultural começa nesta sexta-feira em Diadema. Foto: Divulgação/PDA-Thiago Benedetti

A Maratona Cultural de Diadema começa nesta sexta-feira (02/08) e se estende no sábado (/08), domingo (04/08) e segunda-feira (05/08). Serão 1,2 mil artistas e 72 atrações artísticas apresentadas gratuitamente à população da cidade e região do ABCD.

No lançamento do evento, que ocorreu na terça-feira (31/07), no Teatro Clara Nunes, os artistas mostraram uma prévia do que será o festival, ao realizar trechos dos espetáculos que vão acontecer nos três dias de evento. A Maratona será levada para 15 locais diferentes de Diadema e as atrações artísticas acontecem em praças públicas, centros de cultura, estabelecimentos comerciais e instituições. Essa é a primeira vez que o município faz parcerias com setores privados da cidade (bares e shopping) para levar ações de cultura aos moradores.

Acesso à cultura promove a convivência social, a saúde mental e nos enriquece enquanto cidadãos. A Maratona Cultural é a valorização dos nossos artistas, que terão mais uma oportunidade de apresentar os seus excelentes trabalhos. São mais de mil profissionais envolvidos no evento e tudo de graça para a população”, disse o prefeito Lauro Michels (PV).

Iniciativa da Prefeitura e organizada pela Secretária de Cultura, a ação tem como objetivo promover difusão das artes e também dar visibilidade ao trabalho de formação que é realizado pelo Município. Um dos resultados desse trabalho é a criação da Orquestra da Nova Casa da Música, formada por 200 alunos que frequentam a escola e que foram escolhidos para compor a sinfônica por suas potencialidades.

A estreia da Orquestra acontecerá durante a Maratona, no dia 4 de agosto, às 19h, no Piso 5 do Shopping Praça da Moça.  Os integrantes vão executar repertório clássico e popular, com apresentações de trechos de obras de Beethoven e Vivaldi e canções de artistas consagrados com Michael Jackson, Steve Vai e Bruno Mars.

A Maratona Cultura de Diadema reúne linguagens diversas, entre elas dança, música, teatro, circo, artes visuais, cinema, hip hop, stand up, literatura e cultura popular. Entre as atrações, o rapper MC Will, a cantora Jane de Oliveira, o grupo Inova Samba, integrantes do Circo Escola e exposição do grafiteiro Pixote.

Outro destaque é a programação voltada para o público infantil. A Maratoninha Infantil trará a animação O Touro Ferdinando, na Praça da Moça, onde serão instaladas cadeiras e equipamento de projeção de alta resolução e som digital. Já no Centro Cultural Serraria haverá a apresentação do espetáculo Os Saltimbancos e na Casa do Hip Hop haverá batalha de breaking infantil.

A Maratona será uma grande celebração das ações realizadas no dia a dia, pelos profissionais da cultura. Serão três dias intensos de programação. Toda equipe vem trabalhando sem medir esforços para oferecer entretenimento de qualidade para todos”, comentou o secretário de Cultura, Eduardo Minas.

Para conhecer toda a programação, dias e horários dos eventos, é só acessar www.diadema.sp.gov.br.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações