VOLTAR
  • Cidades

Mamografia digital reduz radiação e elimina espera de pacientes em S.Caetano

Imagem é disponibilizada imediatamente para o médico e o paciente de forma online, sem necessidade de refazer exame

  • Imagem é disponibilizada imediatamente para o médico e o paciente de forma online, sem necessidade de refazer exame.
    Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 19/07/2019
  • Compartilhar:

Imagem é disponibilizada imediatamente para o médico e o paciente de forma online, sem necessidade de refazer exame

 

Imagem é disponibilizada imediatamente para o médico e o paciente de forma online, sem necessidade de refazer exame. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

A FIDI (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem), responsável por gerir o sistema de diagnóstico por imagem na rede municipal de saúde de São Caetano, acaba de implantar a mamografia digital no Hospital Maria Braido. O equipamento reduz, em média, 50% da incidência da radiação.

Comparando com a mamografia convencional, que utiliza insumos químicos, a tecnologia digital traz diversos outros benefícios, como maior definição das imagens, redução do tempo de exame em 50% na sala e eliminação da espera das pacientes após o procedimento no hospital.

“Antes, a paciente realizava o exame e tinha de aguardar o resultado. Em caso de pouca nitidez, tinha que refazer a mamografia. A tecnologia digital, graças à maior resolução das imagens, acaba com essa necessidade. Os resultados saem na hora e com muito mais precisão”, destaca a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone.

“São vários os benefícios com esta nova tecnologia. O técnico de radiologia verifica a qualidade da imagem em tempo real durante o exame. Portanto, não é preciso refazê-la. A  imagem é disponibilizada imediatamente para o médico e o paciente de forma online”, explica Hélio Ajzen, superintendente de Infraestrutura da FIDI.

FIDI

Fundada em 1985 por médicos professores da Escola Paulista de Medicina (atual Unifesp), a FIDI é responsável por gerir sistemas de diagnóstico por imagem na rede pública de saúde. Tem o objetivo de prestar assistência à população, além de contribuir para o aprimoramento de médicos radiologistas por meio de programas de educação continuada, bolsas de estudo e cursos de especialização.

Com 2.500 colaboradores e um corpo técnico formado por mais de 500 médicos, a FIDI realiza anualmente 5 milhões de exames entre ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, raios X e densitometria óssea. Está presente em 85 unidades de saúde nos estados de São Paulo e Goiás, além de ter participado da primeira Parceria Público-Privada de diagnóstico por imagem na Bahia.