VOLTAR
  • Política

Mais uma polêmica envolve Conselho Tutelar de Diadema

Pessoa procura órgão para denunciar pai embriagado andando com filho de 2 anos em avenida de grande circulação e teria ouvido a seguinte frase de uma conselheira: “não posso fazer nada”

  • Denunciante procurou Conselho Tutelar que fica no bairro Eldorado em Diadema.
    Foto: Reprodução/Google
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 29/03/2022
  • Compartilhar:

Pessoa procura órgão para denunciar pai embriagado andando com filho de 2 anos em avenida de grande circulação e teria ouvido a seguinte frase de uma conselheira: “não posso fazer nada”

fachada do conselho tutelar de diadema - eldorado

Denunciante procurou Conselho Tutelar que fica no bairro Eldorado em Diadema. Foto: Reprodução/Google

Mais uma polêmica envolve o Conselho Tutelar de Diadema. Nesta segunda-feira (28/03) uma pessoa flagrou um homem embriagado andando pela avenida Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro Eldorado, com um filho de aproximadamente 2 anos. A criança só não foi atropelada porque essa denunciante a salvou.

Diante da gravidade do fato, a moradora resolveu procurar o Conselho Tutelar que fica nessa região (Avenida Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55, . A informação é de que ouviu a seguinte frase da conselheira de nome Patrícia: “Não posso fazer nada”.

A conselheira também não se deslocou até o local para checar a grave denúncia em que uma criança corria riscos devido à embriaguez do pai.

Sobre esse caso, a Prefeitura afirmou que a conselheira alegou ter dado “orientações” à denunciante. A reportagem questionou a Prefeitura, então qual seria a atribuição do Conselho Tutelar.

Veja a Resposta da Prefeitura:

“A Prefeitura de Diadema informa que a referida conselheira foi acionada a respeito do caso e, conforme preconiza suas atribuições, orientou que a pessoa que avistou a situação procurasse a Polícia inicialmente. Também salientou que o Conselho Tutelar estava à disposição e que seria acionado pela Polícia com o andamento do inquérito.

A função do Conselho Tutelar de Diadema está pautada nas diretrizes previstas no Estatuto da Criança e Adolescente. Na atuação municipal são estabelecidos fluxos e protocolos com demais órgãos, no sentido de cumprir as sua função de proteção da demanda atendida.

Entre as atribuições do Conselho Tutelar estão atender denúncias feitas pelas crianças, adolescentes, famílias, comunidades, cidadãos e órgãos públicos. Além disso, também escuta, orienta, aconselha, encaminha e acompanha os casos aplicando medidas de proteção pertinentes a cada situação para crianças e adolescentes. O Conselho também faz requisições de serviços públicos necessários à efetivação do atendimento adequado.”

Omissão?

A atuação do Conselho Tutelar de Diadema já é motivo de questionamento de um delegado da cidade que, no fim de semana, tentou, sem sucesso, dez contatos com plantão do Órgão (plantonista Juliano) e não conseguiu. Além disso, a autoridade policial solicitou a apuração de suposta “prevaricação” de outros dois conselheiros diante do caso de duas crianças, de 3 e 4 anos , agredidas na última sexta-feira (25/05).

Segundo o delegado colocou no histórico do Boletim de Ocorrência, Renato Gomes Moreira e Gilson Menezes não teriam acionado a Polícia após levarem para um abrigo as duas crianças que sofreram maus-tratos no ambiente doméstico. Nesse caso, a Prefeitura já deu aval à conduta dos conselheiros após uma reunião nesta segunda-feira em que foram apresentadas as versões do Órgão.

O atual Conselho Tutelar foi eleito em outubro de 2019 para o mandato (2020-2024)

Veja a  lista de quem foi eleito na ocasião, bem como as respectivas votações obtidas naquele pleito:

 José de Barros Freitas (Professor Miranda) – 1.437

Patrícia Santana Vieira (Patricia Santana) – 973

Gilson Luiz Correia de Menezes Junior (Gilson Menezes Jr.) – 949

Jessica Alves da Silva (Jessica Alves) – 944

Edgard de Souza Correia (Edgar de Souza) – 925

Francelino do Nascimento (Francelino) – 923

Juliana Calicchio Andrade (Juliana Calicchio) – 919

Sueleide Ramos Ferrari (Companheira Leda) – 866

Lucilena Alexandre Silva Arcanjo (Lú) – 827

Meire Renata Dantas Nascimento (Meire Renata) – 808

Juliano Procópio de Souza (Juliano Souza) – 801

Renato Gomes Moreira (Renato) – 794

Marli Bezerra de Vasconcelos (Marli Vasconcelos) – 785

Maria do Socorro da Silva (Socorro Silva) – 735

Maria Aparecida dos Santos (Cida Santos) – 694