
Mais um ônibus foi alvo de ataque e depredação na noite desta quarta-feira (18/06), por volta das 21h, na Estrada dos Alvarengas, altura do número 7.950, em São Bernardo do Campo. O incidente, que não deixou feridos entre passageiros e rodoviários, reforça a crescente preocupação com a segurança no transporte público da região.
Um coletivo prefixo 81,361, que fazia a linha metropolitana intermunicipal (Artesp – ex-EMTU) 409 BI1, que liga o terminal Santo André Oeste ao Parque Alvarenga, em São Bernardo, foi apedrejado por um homem usando toca e com roupas escuras. Ele jogou pedras no ônibus, quebrando vidros e causando danos significativos à estrutura.
Esse ataque se soma a uma série de incidentes similares que vêm sendo registrados desde a última semana. Já foram 136 ônibus vandalizados, sendo 78 deles na Capital paulista e 58 no ABCD (Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires). O fato que vem sendo investigado pela Polícia Civil preocupa empresas, passageiros e motoristas.
Sindicatos de trabalhadores e empresas de ônibus têm cobrado maior atuação das autoridades estaduais, responsáveis pela Segurança Pública. Eles querem mais ações para coibir esses atos de vandalismo e violência, que não apenas causam prejuízos materiais, mas também colocam em risco a vida de pessoas que dependem do transporte público diariamente.
No caso ocorrido nesta quarta-feira, a Polícia foi acionada e a reportagem aguarda retorno para informar detalhes do Boletim de Ocorrência. Até o momento, não há informações sobre prisões relacionadas ao ataque.
