VOLTAR
  • Cidades

Mais de 50 edifícios de Sto.André já aderiram ao Meu Condomínio Recicla

Projeto do Semasa tem o objetivo de ampliar a coleta seletiva

  • Mais de 50 edifícios de Sto.André já aderiram ao Meu Condomínio Recicla.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 04/08/2021
  • Compartilhar:

Projeto do Semasa tem o objetivo de ampliar a coleta seletiva

Mais de 50 edifícios de Sto.André já aderiram ao Meu Condomínio Recicla. Foto: Divulgação

O projeto Meu Condomínio Recicla, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), já está presente em mais de 50 edifícios residenciais de Santo André. A iniciativa da autarquia visa ampliar o volume de resíduos destinados à coleta seletiva e, com isso, aumentar a reciclagem e a vida útil do Aterro Sanitário Municipal.

Lançando em junho, o projeto foi financiado em parte com verba oriunda do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano e contempla as premissas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas, para as Cidades Sustentáveis. Neste sentido, a iniciativa também beneficia diretamente os 120 cooperados que atuam nas duas cooperativas de reciclagem de Santo André, que tiram sua renda por meio da triagem e venda de materiais recicláveis.

“Com este projeto, queremos impactar aproximadamente 5 mil moradores de edifícios de Santo André. Ao favorecer o aumento do volume de recicláveis, a nossa expectativa é ampliar em 10% o índice de recuperação de resíduos, além de sensibilizar os munícipes no sentido de envolvê-los em relação às problemáticas da geração de resíduos”, explica o superintendente do Semasa, Gilvan Junior. Atualmente, o índice de reaproveitamento do lixo reciclável é de 61%.

Ao aderir ao Meu Condomínio Recicla, o empreendimento recebe a instalação de PEVs (Postos de Entrega Voluntária), que são equipamentos com saco de ráfia especialmente preparados para receber resíduos secos. Além disso, o Semasa entrega uma caixa de reciclagem para cada unidade condominial, o que facilita a separação em cada apartamento, e oferece um selo de participação ao prédio, que pode ser afixado nas áreas comuns, permitindo que todos os moradores estejam cientes do trabalho e da importância da separação de resíduos. Os condomínios participantes garantem ainda um canal permanente de contato com a equipe de coleta, que recebe dúvidas, sugestões e indicações de melhorias.

“Me interessei pela ação para entender melhor como funciona e para que nós pudéssemos contribuir de forma efetiva com a reciclagem, contribuindo para a melhora do meio ambiente. Nós já participamos da coleta seletiva, mas este projeto chamou ainda mais a atenção dos moradores, principalmente porque o espaço de destinação de resíduos ficou maior”, comemora Euclides Evangelista Junior, síndico do Condomínio Residencial Eleganza, no bairro Campestre. Segundo ele, o projeto também foi fundamental para esclarecer dúvidas dos moradores, principalmente sobre alguns materiais que podem ou não ser reciclados.

Síndicos interessados em participar da iniciativa podem acessar a página do Semasa, em bit.ly/meucondominiorecicla, e realizar o pedido de implantação de forma online. A equipe do Departamento de Resíduos Sólidos da autarquia recebe a solicitação e faz o contato com os responsáveis para vistoriar o edifício e indicar a melhor forma de implantação.