Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Mais de 50 edifícios de Sto.André já aderiram ao Meu Condomínio Recicla

Projeto do Semasa tem o objetivo de ampliar a coleta seletiva

Última atualização: 11/08/2021 09:24
Por Gislayne Jacinto
Publicado 11/08/2021
Compartilhar

Projeto do Semasa tem o objetivo de ampliar a coleta seletiva

Mais de 50 edifícios de Sto.André já aderiram ao Meu Condomínio Recicla. Foto: Divulgação

O projeto Meu Condomínio Recicla, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), já está presente em mais de 50 edifícios residenciais de Santo André. A iniciativa da autarquia visa ampliar o volume de resíduos destinados à coleta seletiva e, com isso, aumentar a reciclagem e a vida útil do Aterro Sanitário Municipal.

Lançando em junho, o projeto foi financiado em parte com verba oriunda do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano e contempla as premissas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas, para as Cidades Sustentáveis. Neste sentido, a iniciativa também beneficia diretamente os 120 cooperados que atuam nas duas cooperativas de reciclagem de Santo André, que tiram sua renda por meio da triagem e venda de materiais recicláveis.

“Com este projeto, queremos impactar aproximadamente 5 mil moradores de edifícios de Santo André. Ao favorecer o aumento do volume de recicláveis, a nossa expectativa é ampliar em 10% o índice de recuperação de resíduos, além de sensibilizar os munícipes no sentido de envolvê-los em relação às problemáticas da geração de resíduos”, explica o superintendente do Semasa, Gilvan Junior. Atualmente, o índice de reaproveitamento do lixo reciclável é de 61%.

Ao aderir ao Meu Condomínio Recicla, o empreendimento recebe a instalação de PEVs (Postos de Entrega Voluntária), que são equipamentos com saco de ráfia especialmente preparados para receber resíduos secos. Além disso, o Semasa entrega uma caixa de reciclagem para cada unidade condominial, o que facilita a separação em cada apartamento, e oferece um selo de participação ao prédio, que pode ser afixado nas áreas comuns, permitindo que todos os moradores estejam cientes do trabalho e da importância da separação de resíduos. Os condomínios participantes garantem ainda um canal permanente de contato com a equipe de coleta, que recebe dúvidas, sugestões e indicações de melhorias.

“Me interessei pela ação para entender melhor como funciona e para que nós pudéssemos contribuir de forma efetiva com a reciclagem, contribuindo para a melhora do meio ambiente. Nós já participamos da coleta seletiva, mas este projeto chamou ainda mais a atenção dos moradores, principalmente porque o espaço de destinação de resíduos ficou maior”, comemora Euclides Evangelista Junior, síndico do Condomínio Residencial Eleganza, no bairro Campestre. Segundo ele, o projeto também foi fundamental para esclarecer dúvidas dos moradores, principalmente sobre alguns materiais que podem ou não ser reciclados.

Síndicos interessados em participar da iniciativa podem acessar a página do Semasa, em bit.ly/meucondominiorecicla, e realizar o pedido de implantação de forma online. A equipe do Departamento de Resíduos Sólidos da autarquia recebe a solicitação e faz o contato com os responsáveis para vistoriar o edifício e indicar a melhor forma de implantação.

Tags:condomíniosedifíciosprefeituraprogramareciclagemsanto andrésemasa

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Carla Morando garante casa própria para 55 famílias em São Bernardo
Próximo artigo Estado de SP tem 346 cidades sem óbitos por covid na última semana

Últimas notícias

Pacote de obra inclui aumento da recepção do hospital, retrofit de elevador, contratação de profissionais e requalificação da Urgência e Emergência
Prefeito Taka anuncia ampliação e mais 20 leitos no Hospital Municipal de Diadema
27/07/2025
Prefeitura realiza Drive-Thru de Lixo Eletrônico em Ribeirão Pires nesta quarta-feira (30)
Prefeitura realiza Drive-Thru de Lixo Eletrônico em Ribeirão Pires nesta quarta-feira
27/07/2025
Rio Grande da Serra recebe visita da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) para conhecer programa de coleta seletiva inspirado em modelo japonês
Rio Grande da Serra recebe Agência do Japão para conhecer programa de coleta seletiva
27/07/2025
Entre o passado e o futuro: Câmara celebra os 148 anos de São Caetano do Sul
Entre o passado e o futuro: Câmara celebra os 148 anos de São Caetano do Sul
27/07/2025
Carteira de Trabalho
Mauá oferece 404 vagas de emprego na Casa do Trabalhador
27/07/2025

Recomendadas

Jardim Represa, em São Bernardo, contará com R$ 215 milhões para obras de urbanização
São BernardoCidades

Jardim Represa, em São Bernardo, contará com R$ 215 milhões para obras de urbanização

26/07/2025
São Bernardo é selecionada em lista com 25 cidades brasileiras para integrar Programa de Zoneamento Ambiental
CidadesSão Bernardo

São Bernardo é selecionada em lista com 25 cidades brasileiras para integrar Programa de Zoneamento Ambiental

26/07/2025
Praça José Carlos Tavechio, em São Bernardo, vai passar por revitalização completa
São BernardoCidades

Praça José Carlos Tavechio, em São Bernardo, vai passar por revitalização completa

27/07/2025
Discussão entre dois homens na rua da Ocupação, em Diadema, acaba com um sem vida em Diadema.
DiademaCidades

Discussão entre dois homens acaba com um sem vida em Diadema

27/07/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?