VOLTAR
  • Variedades

Mais de 3 mil doses da vacina da Janssen chegam à Diadema

Central de Imunobiológicos recebeu na manhã deste sábado o primeiro lote com o imunizante que é aplicado em dose única

  • Mauá aplica dose adicional nesta quarta-feira em quem tomou Janssen há dois meses.
    Foto: Divulgação/PDA
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 26/06/2021
  • Compartilhar:

Central de Imunobiológicos recebeu na manhã deste sábado o primeiro lote com o imunizante que é aplicado em dose única

Mais de 3 mil doses da vacina da Janssen chegam à Diadema. Foto: Divulgação/PDA

A Prefeitura de Diadema recebeu na manhã deste sábado (26), o primeiro lote de vacinas da Janssen, divisão farmacêutica do grupo Johnson&Johnson. Foram entregues 3.010 doses na Central de Imunobiológicos, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), local preparado para garantir o armazenamento do imunizante.

Com a chegada da grade, o município passa a contar com os quatro tipos de vacina contra a covid-19 licenciadas no Brasil até o momento: Fiocruz/Oxford/AstraZeneca, Sinovac/Butatan (Coronavac), Pfizer/BioNTech e Janssen, sendo todas elas devidamente testadas e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vinculada ao Ministério da Saúde, e por outras entidades internacionais de saúde. Saiba mais sobre elas aqui: https://sbim.org.br/covid-19

Para a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto, “a chegada da vacina da Janssen à Diadema reforça dois pontos fundamentais da estratégia elaborada para a Campanha Municipal de Vacinação contra a covid-19: a capacidade de logística para distribuição de todos esses imunizantes para a rede e a capacidade técnica dos funcionários. As equipes das unidades já estão todas preparadas para fazer o manejo de cada uma delas, com toda segurança necessária. E volto a lembrar, vacina boa, é vacina no braço”, reforça a secretária.

Como funciona  

Segundo informações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), “a vacina da Janssen utiliza a plataforma de vetores virais não replicantes, a mesma da vacina Fiocruz/Oxford/AstraZeneca”. Cada frasco-ampola contém cinco doses de 0,5 mL. É indicada para uso em pessoas a partir de 18 anos e é aplicada em esquema de dose única. Para outras informações sobre indicação, contraindicações e composição, acessa a bula do imunizante aqui: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/bulas-e-rotulos/bulas-uso-emergencial/vacinas/vacina-covid-19-janssen.pdf

Vacinação segura

No momento da vacinação não é possível escolher o imunizante aplicado, mas a Prefeitura reforça que todas as vacinas foram consideradas seguras e se mostraram eficazes para prevenir casos graves de covid-19, que geram hospitalizações e mortes. Por isso é importante vacinar o máximo de pessoas o quanto antes, para atingir a imunidade coletiva ou de rebanho e reduzir a circulação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e evitar o surgimento de novas variantes.

Moradora de Diadema, Sônia Cristina Inácio foi até a UBS Vila Paulina nessa sexta-feira (25), tomar a primeira dose do imunizante. Quando questionada sobre o que pensa das pessoas que ainda querem escolher qual vacina tomar, diz quase não acreditar. “Fico abismada com isso. Quando era criança me lembro muito bem de ir aos postos de vacinação acompanhada pela minha mãe ou pelo meu pai e a tomar vacina. Não me lembro nunca de nenhum deles ter perguntado qual era o fabricante, até porque eles entendiam muito bem que havia um estudo profundo sobre a doença por trás de cada uma delas. Minha sugestão é que tomem a que estiver sendo disponibilizada no posto de saúde porque todas elas foram feitas para ajudar na redução dos sintomas no caso de contato com a covid-19”. Ela conta que seus pais já estão com o esquema vacinal completo e não vê a hora de poder reencontrar os amigos e colegas de trabalho presencialmente, mas sabe que ainda é preciso esperar e manter por mais um tempo todas as medidas de proteção. “Mesmo após a vacinação, continuem se cuidando, usando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento. A vacina ajuda muito, mas vai ajudar mais ainda se cada um fizer a sua parte”.

Balanço de vacinação

De acordo com o acompanhamento diário da Vigilância à Saúde, até essa sexta-feira (25), Diadema já aplicou 190.182 doses de vacinas anti-covid, sendo 150.671 (1ª doses) e 39.511 (2ª doses).

Segundo dados do site VaciVida, Diadema continua em terceiro lugar no quesito número de “Doses Aplicadas”, entre os municípios que integram o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Santo André, ficando atrás apenas de São Bernardo do Campo e Santo André, que contam com número de habitantes maior.