VOLTAR
  • Cidades
  • Diadema

Mães de Diadema esperam 8 horas para atendimento de crianças no Quarteirão da Saúde

Informação inicial era de que apenas uma médica trabalhou durante o dia e estava dobrando o plantão no Quarteirão da Saúde 

  • Mães de Diadema esperam mais de 8 horas para atendimento de crianças no Quarteirão da Saúde.
    Foto: Divulgação
  • Por: Juliana Finardi
  • Publicado em: 12/04/2024
  • Compartilhar:

Informação inicial era de que apenas uma médica trabalhou durante o dia e estava dobrando o plantão no Quarteirão da Saúde

Mães de Diadema esperam mais de 8 horas para atendimento de crianças no Quarteirão da Saúde. Foto: Divulgação

Mães e crianças de Diadema enfrentaram mais de 8 horas de espera por um atendimento médico no Quarteirão da Saúde nesta quinta-feira (11/04). Com a sala de espera lotada, a informação que chegou aos pacientes era de que desde o dia anterior, apenas uma médica (que já dobrava o plantão) realizava os atendimentos e, por isso, a demora.

O que se via na espera eram adultos cansados e preocupados com a saúde das crianças, sem contar a incerteza relacionada ao atendimento.

A vendedora Ester Santos de Oliveira, 21 anos, é uma das mães que tem vivido uma verdadeira saga nesta semana com a saúde do pequeno Ravi, seu bebê de 3 meses. Com sintomas como tosse, catarro no peito e dificuldade para respirar, ele foi diagnosticado com bronquiolite.

Mãe com bebê

A vendedora Ester Santos de Oliveira, 21 anos, é uma das mães que tem vivido uma verdadeira saga nesta semana com a saúde do pequeno Ravi, seu bebê de 3 meses. Foto: Divulgação

“Passei a madrugada no hospital das 23h de terça-feira até as 8h de quarta. Já estava demorando muito o atendimento, por isso fiquei muito preocupada hoje durante o dia”, diz Ester, que teve de sair para o trabalho enquanto sua mãe ficou com o Ravi na espera por um atendimento.

Ela explicou que, por recomendação da médica, teve de retornar com frequência ao hospital para que o quadro do bebê pudesse ser avaliado. “Ele está no auge da doença e, por isso, poderia ter de ficar internado.”

O bebê Ravi foi medicado e depois liberado para casa à meia noite.

Rayara Silva Albuquerque, de 22 anos, auxiliar de produção, esperou 7h30 para que o filho recém nascido fosse atendido. Ela se diz indignada com a situação que gerou muita demora e paciência.

“Fui ao hospital Quarteirão da Saúde com meu bebê de 2 meses de idade para passar com o médico, porém cheguei às 14h20  eu fui atendida às 21h50 . Meu bebê estava com peito cheio e eles nem tiraram um raio X, somente passou um xarope e me dispensou . Colocam um médico só pra atender mais de 50 crianças que estavam na espera , muitas até foram  embora antes do atendimento por não aguentar a espera, uma falta de respeito absurda com a família, fora que além de ser um médico só para realizar o atendimento. Ainda atende uma ou duas crianças, se tranca na sala e some e volta depois de horas, um verdadeiro caos. Se não fosse um vereador aparecer lá pra gravar, aposto que teria muita gente que iria virar a noite aguardando para ver o médico”, afirmou.

O vereador Eduardo Minas foi quem esteve no hospital e conversou com algumas mães que relataram os problemas enfrentados durante o dia. “É o caos instalado na saúde da cidade. Uma paciente chegou meio-dia, outra com uma criança de 1 ano em muitas horas só passou pela triagem, é um desrespeito com pais, mães e principalmente com as crianças. Vários pacientes indo embora sem atendimento. É vergonhoso”, criticou.

Procurada pelo ABCD Jornal, a Prefeitura emitiu uma nota oficial sobre o ocorrido.

Leia a íntegra:

“Em atendimento a sua solicitação, a Assessoria de Imprensa informa que, devido à maior demanda de atendimentos de urgência e emergência, em decorrência do aumento de casos de dengue e doenças respiratórias; situação vivenciada na cidade e região, consequentemente, o que tem refletido no maior tempo de espera para os casos classificados com leves.

É importante ressaltar que todo paciente, ao chegar ao serviço, passa pela classificação de risco que determina a gravidade de cada paciente e, assim, casos com gravidade do estado de saúde ou potencial risco são atendidos mais brevemente em relação aos casos sem gravidade.

Nos primeiros 10 dias do mês de abril, foram atendidos 19.077 pacientes nas quatro unidades 24 horas (PA Eldorado, PA Paineiras, PS CENTRAL e PS Hospital Municipal), ou seja, 1.907 atendimentos ao dia. Com relação aos atendimentos pediátricos, de 01 a 10 de abril, foram 3.914 atendimentos, sendo 59 % no PS Central com média diária de 225 pacientes pediátricos ao dia; e 41% no PA Eldorado com média diária de 160 pacientes pediátricos ao dia.

No Pronto Socorro Central (PSC), a escala médica diária é composta por três pediatras no atendimento de urgência e emergência a cada 12 horas, além de um pediatra na ala de internação a cada 12 horas. Não procede a informação de que o PSC tenha ficado apenas com um pediatra e que houve ampliação/dobra de plantão.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está viabilizando a contratação de mais um pediatra para ampliar o quadro de profissionais no período diurno e dar maior fluxo aos atendimentos, entretanto, enfrenta dificuldades para captar profissionais pediatras devido à alta procura”.